Brasil,

Entenda porque não é recomendável comprar um veículo com multas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Foto: Pexels/Zhuzichun Foto: Pexels/Zhuzichun

Zignet ensina como ter cautela ao comprar carro usado e o que fazer em cada situação

Com o alto preço dos veículos zero quilômetro, comprar um carro usado tem sido a opção de diversas pessoas. Porém, quem opta por um seminovo, por exemplo, acaba incorrendo em um risco até certo comum: comprar um carro com multa. Zignet ensina como evitar e contornar essa situação.

Comprei carro usado com multa e agora?

Antes de mais nada é preciso entender que as multas não pertencem ao condutor ou proprietário, mas sim ao veículo. Por isso, ao comprar um carro usado, é muito importante verificar se há ou não multas associadas a ele.

“Há pessoas que não avisam e agem de má fé ao vender carro com multa e, paralelamente a isso, existem pessoas que compram conscientemente o automóvel, às vezes por receber um desconto no valor do veículo, por exemplo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

Paulo lembra que quando é feita a transferência de propriedade de um veículo, automaticamente todos os débitos não pagos referentes a ele como: multas, impostos, taxas, etc também são transferidos para o novo dono. Assim, enquanto os pontos na CNH impactam diretamente o infrator, as multas permanecem vinculadas ao veículo, mesmo que você compre o carro usado sem saber que elas existiam.

“A placa, portanto, é a referência para a cobrança das multas e não o CPF do infrator. Dessa forma, as multas passam a ser responsabilidade do novo dono, que precisa quitá-las para regularizar a situação do carro”, informa Loffreda.

A Zignet oferece uma solução econômica para isso. “Com a placa do carro você verifica a situação das multas na plataforma e, caso a multa seja sua responsabilidade, você pode parcelar tudo em até 12X no cartão de crédito. É fácil, rápido, seguro e em pouco tempo seu novo carro usado fica regular perante as autoridades de trânsito”, recomenda.

Venda sem transferência de propriedade

A transferência de propriedade na venda do carro usado é obrigatória em até 30 dias. Depois disso, se não for feita, é considerada infração grave, passível de multa.

“Nesse caso, enquanto a transferência não for feita, qualquer multa do novo “dono” recai sobre o antigo. E, por outro lado, os pontos na carteira recaem sobre o motorista, o novo dono, mas perante a lei ele não é obrigado a pagar a multa pertinente. Portanto, o ideal é fazer a transferência o mais rápido possível para evitar dor de cabeça para o vendedor”, orienta.

Saiba o que acontece em relação às multas recorridas

Pode ser que as multas no carro usado estejam em processo de recurso. Nesse caso, o novo proprietário tem o direito de fazer a transferência para o seu nome e fazer o licenciamento sem problema, porque, durante o recurso, a multa fica em suspensão.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante o direito ao recurso, que é a chance do proprietário de questionar a multa. Há 3 oportunidades para isso: a Defesa Prévia e os recursos em primeira e segunda instâncias.

“Caso o processo seja deferido, ou seja, as argumentações sejam aceitas, a multa é retirada e a notificação arquivada. Caso contrário ela permanecerá válida e deverá ser quitada para regularizar o carro”, conta.

Verifique e negocie antes de comprar o carro usado com multa

É muito importante também procurar entrar em um acordo entre as partes quando for verificada a existência de multas – ou qualquer outro débito veicular associado ao carro que foi comprado.

Por isso, o ideal é fazer a verificação antes de fechar negócio. Assim, se o carro usado realmente for interessante, o vendedor pode descontar o valor das multas no preço do veículo ou só fazer a transferência de posse depois que todos os débitos veiculares forem quitados.

Vale lembrar que quanto mais tempo passar sem que as dívidas sejam pagas, maiores os juros cobrados, aumentando consideravelmente o valor a ser pago.

A Zignet é perfeita para resolver esse tipo de situação rapidamente e sem estresse. Todos os débitos veiculares podem ser parcelados em até 12X no cartão de crédito. Em poucos dias o sistema do Detran dá baixa de quitação das dívidas e o carro fica regularizado, sem pesar no bolso de ninguém.

Veja as multas pela placa do veículo

Como a multa pertence ao carro usado e não ao condutor, é fácil saber se há ou não pendências. Você pode fazer isso com o número do RENAVAM, a placa do carro e o CPF ou CNPJ do dono atual.

“Mas você também pode fazer a consulta de forma muito mais fácil e rápida na Zignet, apenas com a placa do carro. Em instantes todos os débitos referentes a ela aparecem na mesma página da plataforma – IPVA, licenciamento, multas. Assim você tem uma geral das dívidas associadas ao carro usado que tem em vista”, fala sobre a facilidade.

Compre seu automóvel com empresas credenciadas

Um cuidado importante é comprar carro usado de empresas credenciadas, boas revendedoras de novos, seminovos e usados.

“As lojas certificadas são aquelas que têm autorização das marcas para comercializar carros usados e seminovos. Então nessas empresas a segurança para o comprador é maior do que fazendo negócio diretamente de uma pessoa física desconhecida”, aponta.

Peça a quitação das multas

Quer ter certeza de que não está sendo enganado? É possível pedir a certidão mostrando que nada consta de infração de trânsito no Detran.

“Na maioria dos estados esse serviço pode ser feito online, apenas com o número do CPF e da CNH. Se o vendedor agir de boa-fé ele não terá dificuldade em dar essas informações ou fornecer a certidão”, concluí.

Sobre Zignet

A Zignet é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas.

Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar