Brasil,

Zignet explica o que é aquaplanagem e como o condutor pode reagir nessa situação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  nathalie - tuddo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Foto: Alessandro Avilés/Pexels Foto: Alessandro Avilés/Pexels

Financeira ensina como conduzir em pista com risco de aquaplanagem e como evitar acidentes

Pista molhada aumenta o risco de acidentes. Além disso, a rua fica mais escorregadia, demandando maior tempo de frenagem. Mas também pode acontecer de o carro passar sobre uma poça ou região alagada e perder o contato com o solo. Isso é a chamada aquaplanagem — ou hidroplanagem, como também é conhecida.

Nessas situações, o motorista perde o controle da direção porque o carro flutua, por isso a situação é considerada um dos desafios mais perigosos e frequentes nas estradas. Os dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que a aquaplanagem aumenta em 40% o risco de acidentes nas estradas.

“Para se ter uma ideia, dependendo da velocidade que o carro passar por uma poça, a aquaplanagem pode fazer com que o veículo deslize como se fosse um patinete, impedindo que você consiga controlar o volante, frear ou acelerar quando quiser”, afirma Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

O que causa e como identificar a aquaplanagem

Basicamente a aquaplanagem acontece quando a quantidade de água presente na superfície da via é maior do que a capacidade dos pneus de passar por ela fazendo uma evacuação.

E vários fatores podem ser responsáveis pela aquaplanagem, como as condições da estrada e o nível de cama da água, mas problemas como a falta de calibramento adequado dos pneus também pode fazer com que o carro flutue.

Quanto antes o motorista identificar a hidroplanagem, mais rapidamente ele poderá adotar
técnicas de direção para a segurança do carro. Veja alguns sinais para ficar atento!

Barulho: um dos sinais mais simples de identificar é o barulho costuma ser um som de batida ou chiado que pode ser ouvido quando os pneus perdem o contato com a superfície da estrada.

Vibração: o volante e o corpo do veículo apresenta um tremor ou vibração indicando a ausência de aderência.

Falta de controle: muitas vezes o motorista sente dificuldades em se manter em linha reta, mas não identifica o porquê. Motoristas mais atentos às condições da estrada e que conhecem bem o desempenho do seu veículo conseguem perceber essa mudança mais rapidamente;

Dificuldade em frear: pode haver vários motivos para isso — e um deles é a aquaplanagem, então é sempre bom considerar essa possibilidade.

Riscos de aquaplanagem podem ser reduzidos

Apesar de não ser uma situação que dependa apenas do motorista, os riscos de aquaplanagem podem ser reduzidos com algumas medidas.

Faça revisões

As revisões constantes, por exemplo, ajudam a reduzir os riscos identificando diversos fatores. Um deles é a calibragem certa dos pneus, que deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante.

“Assim você estará potencializando a sua capacidade de aderência ao solo. E se estiverem em mau estado, a troca deve ser imediata. Pneus desgastados ou ultrapassados não conseguem evacuar a água com eficiência”, lembra Loffreda.

A revisão também deve verificar freios e o sistema de suspensão. O funcionamento correto de ambos melhora as condições do carro na pista molhada. Verifique também o sistema de drenagem do carro, que deve estar sempre livre de obstruções para remover a água na estrada.

Evite movimentos bruscos

Frenagens, acelerações e viradas de volante bruscas podem fazer com que os pneus reduzam sua capacidade de aderência. Não pise no freio, muito menos bruscamente, porque o carro pode derrapar. Deixe o veículo desacelerar naturalmente e siga devagar.

Se mantenha em velocidade reduzida

Quanto mais rápido você for, menos tempo terá para reagir em caso de aquaplanagem. Sempre respeite o limite de velocidade indicado, mas ande sempre mais devagar em pista molhada.

Aumente a distância entre o veículo da frente

Essa é uma recomendação comum para dias de chuva, quando a pista molhada dificulta a frenagem. Mas com isso o motorista também tem mais tempo de reação para identificar a aquaplanagem e ainda evita o spray de água levantado pelos demais veículos. Além disso, você garante também maior visibilidade na estrada.

Não enfrente bolsões d’água ou alagamentos

Além de esconder possíveis perigos da via, os riscos de aquaplanagem são maiores. E, por outro lado, depois que você passar pelo local alagado, alguns componentes, como o freio, podem não funcionar adequadamente por estarem molhados.

Faça direção defensiva

A direção defensiva é o melhor caminho para a prevenção de acidentes, inclusive no caso de aquaplanagem. Fique atento a tudo o que acontece ao seu redor, observe os outros carros, esteja pronto para colocar seu conhecimento em prática.

Mantenha a calma caso sinta que está perdendo o controle

Se sentir que o carro está aquaplanando e que está perdendo o controle do veículo, vire e mantenha o volante virado na direção que pretende ir. “Sempre mantenha a calma. Quando sentir os pneus novamente em contato com o solo, gire levemente o volante de um lado para o outro para sentir que o veículo recuperou a aderência ao solo e acelere suavemente e de forma gradual para recuperar o controle”, ensina.

Segurança sempre em primeiro lugar

A aquaplanagem é uma das situações mais perigosas com chuva, e nem sempre pode ser evitada. Mas há várias dicas que podem reduzir os riscos de ocorrência e até mesmo de acidentes caso você perca o controle do carro.

Revisões constantes, calibragem adequada dos pneus e técnicas de condução em condições climáticas adversas podem melhorar o desempenho do veículo e reduzir os riscos da aquaplanagem.

“Mantenha o foco na estrada e confie nas suas habilidades de direção defensiva, mas não esqueça de estar com toda a documentação veicular sempre em dia para evitar transtornos ainda maiores em caso de uma colisão. A Zignet ajuda você nisso: no site você pode parcelar todos os débitos veiculares em até 12X no cartão de crédito e rodar tranquilo em qualquer clima”, finaliza.

Sobre Zignet:

A Zignet é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar