Brasil,

Fatores que provocam a cor azulada no disco de freio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Majô Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Fatores que provocam a cor azulada no disco de freio

Frear de forma agressiva, logo após a substituição de discos de freio e pastilhas, pode comprometer as peças.

O sistema de freio do veículo, composto por diversos componentes, entre eles, discos e pastilhas de freio, está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção.

A Fremax, fabricante referência de discos e tambores de freio, esclarece que o disco de freio, em conjunto com as pastilhas, é projetado para suportar altas temperaturas, proporcionando atrito essencial para reduzir a velocidade e parar o veículo com eficiência. No entanto, apesar da qualidade e tecnologia que potencializam a resistência e a durabilidade dos discos de freio, é preciso ter alguns cuidados para a garantia de sua vida útil.

Após realizar a substituição de discos e tambores de freio, a Fremax recomenda, que seja feito o processo de pré-assentamento do conjunto de discos e pastilhas ou tambores e lonas de freio para evitar superaquecimento que deixa coloração azulada no disco, podendo ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações. Apesar de ser menos visível, o superaquecimento também pode causar o azulamento da parte interna dos tambores de freio.

“Quando a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada o disco fica com aspecto ‘azulado´` devido à exposição ao calor excessivo”, explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

O processo de pré-assentamento tem como objetivo aumentar a área de contato entre discos e pastilhas e tambores e lonas recém-instalados. Começa inicialmente na oficina, quando o mecânico realiza de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois ele deve repetir a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. A finalização do pré-assentamento é efetuada com o motorista que precisa utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos. Essa recomendação deve ser feita pelo reparador ao entregar o veículo reparado ao cliente.

Sobre a Fremax - Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos e tambores de freios para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar