Stellantis sinaliza sua confiança contínua na Archer ao aumentar sua participação estratégica na empresa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stellantis Communications
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

A Stellantis conclui uma série de aquisições no mercado aberto de cerca de 8,3 milhões de ações

Stellantis N.V. e Archer Aviation Inc. (NYSE: ACHR) anunciaram hoje que a Stellantis concluiu recentemente uma série de compras no mercado de cerca de 8,3 milhões de ações da Archer, sinalizando a confiança contínua da Stellantis nos planos da Archer de lançar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) no mercado a partir de 2025. O aumento do investimento da Stellantis na Archer ocorre após a recente visita do CEO, Carlos Tavares, à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia.

Em janeiro de 2023, a Stellantis anunciou que seu objetivo era que a aeronave Midnight da Archer fosse produzida em massa para a Stellantis, com um contrato de fabricação exclusivo, permitindo que a Archer fortaleça seu caminho para a comercialização, ajudando a evitar centenas de milhões de dólares em gastos. A construção da primeira fase da fábrica de larga escala da Archer na Geórgia continua no caminho para ser concluída ainda este ano. A primeira fase é uma construção de aproximadamente 32.000 metros quadrados em um local de, aproximadamente, 40 hectares, projetado para suportar a produção de até 650 aeronaves anualmente, o que a tornaria uma das maiores instalações de fabricação em volume na indústria aeronáutica.

A aeronave Midnight da Archer foi projetada para ser segura, sustentável e silenciosa, e pode transportar quatro passageiros e um piloto. Midnight foi otimizada para viagens ida e volta de curta distância, de cerca de 30 a 80 quilômetros, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

“A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Esta recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que enxergamos em primeira mão através da nossa profunda parceria.”

“Estamos prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas.”

A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em manufatura, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.

Sobre a Stellantis

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação percentual de até um digito das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com

Sobre a Archer

A Archer está elaborando e desenvolvendo aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical para uso em redes de mobilidade aérea urbana. A missão da Archer é desvendar os céus, liberando todos para reimaginar como eles se movem e passam o tempo. A equipe da Archer está baseada em Santa Clara, CA.