Brasil,

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG inicia Copa Truck 2024 em Campo Grande

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG inicia Copa Truck 2024 em Campo Grande

- Cada vez mais competitiva e emocionante, a tradicional corrida brasileira de caminhões volta ao autódromo de Mato Grosso do Sul após cinco anos

- Equipe ASG tem novidades entre seus pilotos
- Mercedes-Benz Actros se destaca pela força, excelente performance, robustez e confiabilidade nas pistas de automobilismo

Bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022 e vice-campeão em 2023, o Mercedes-Benz Actros volta às pistas para a temporada 2024. As duas corridas da 1ª etapa do ano serão realizadas no domingo, 17 de março, no Autódromo Internacional de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Este circuito volta ao calendário da competição após cinco anos.

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport terá uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini e o paulista Marcio Giordano, que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo, já integrante da equipe, eles disputarão a nova categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade, Raphael Abbate, Jaidson Zini, Luiz Lopes e Bia Figueiredo. Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024. Com exceção de Bia, os demais pilotos agora participam da categoria Super Truck Pro.

“Acredito que seguiremos muito fortes e com grandes chances de termos mais gente disputando o título. Teremos, novamente, pilotos que já mostraram excelentes resultados e que estão dispostos a chegar mais longe”, afirma Roberval Andrade.

“Vamos para a temporada 2024 da Copa Truck novamente muito confiantes e entusiasmados com a alta competitividade do Actros e da equipe ASG”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso Actros entrega aos pilotos de corrida muita força, excelente performance, robustez e confiabilidade. Atributos, aliás, que são amplamente reconhecidos no dia a dia pelos motoristas do transporte de carga”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

“Nosso time também coordena o projeto Empresas que Movem o Brasil, movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas, que conecta o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a geração de negócios e oportunidades comerciais”, conclui Roberval Andrade.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida

Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.

MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck

Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.

Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais

Com previsão de início às 12h30 do domingo, 17 de março (11h30 no horário local), as duas provas seguidas da 1ª etapa de 2024, em Campo Grande, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar