Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Correta manutenção da correia dentada: um simples cuidado que evita maiores problemas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Campanini
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Correta manutenção da correia dentada: um simples cuidado que evita maiores problemas

Manter a revisão em dia pode evitar grandes transtornos com o motor do veículo

A correia dentada, está presente nos motores de combustão interna que equipam a maioria dos veículos que rodam pelo Brasil, é essencial e desempenha um papel fundamental na sincronização do movimento dos pistões e das válvulas. Uma simples falha na correia dentada pode resultar em danos graves ao motor, levando a custosos reparos e interrupções inesperadas.

A manutenção preventiva ainda é a medida mais correta para garantir a durabilidade, eficiência e segurança dos veículos e a correia dentada faz parte dos itens que devem ser checados pelos profissionais mecânicos em toda e qualquer revisão. Diante dos avanços tecnológicos e da complexidade dos sistemas automotivos modernos, a atenção proativa à manutenção é mais vital do que nunca.

A correta e regular manutenção da correia dentada ajuda a prevenir o desgaste excessivo, rachaduras e danos, garantindo assim um desempenho contínuo do motor. Substituir a correia de acordo com as recomendações do fabricante contribui para a longevidade do motor, evitando problemas significativos e prolongando a vida útil do veículo.

É crucial investir na manutenção preventiva da correia dentada, realizada através de estabelecimentos ou profissionais capacitados, o que pode resultar em uma grande economia a longo prazo, evitando custosos reparos e aumentando também a eficiência do combustível. Uma correia bem mantida assegura que o motor não quebre, o que pode gerar danos catastróficos.

Para uma manutenção adequada da correia dentada do motor é importante seguir algumas recomendações:

Agenda de Manutenção: Seguir sempre as recomendações do fabricante para a substituição da correia dentada. Geralmente, é aconselhável substituí-la preventivamente entre três a cinco anos, ou cerca de 50 mil km, conforme indicado na maioria dos manuais.

Estabelecimentos e profissionais capacitados: Realizar a manutenção em estabelecimentos ou com profissionais capacitados e de confiança, garantem a real necessidade de substituição e a troca realizada de maneira adequada.

Inspeção Visual: Realizar inspeções visuais periódicas para identificar sinais de desgaste, como rachaduras, desgaste irregular ou outros danos, pode ser crucial para evitar maiores danos.

Substituição Abrangente: Vale a pena considerar a substituição de componentes relacionados à correia dentada, como polias e tensores, durante a manutenção para garantir um sistema completamente funcional.

Registre as Manutenções: É importante manter os registros precisos das manutenções já realizadas, facilitando o acompanhamento e a programação de futuras substituições.

Segundo Danilo Ribeiro, Coordenador Treinamento Técnico e Desenvolvimento da DPaschoal, a importância da manutenção da correia dentada em veículos é vital para a longevidade do motor. “A correia dentada pode ser considerada o ‘coração’ do motor, pois desempenha um papel crucial na sincronização dos movimentos dos pistões e das válvulas. Sua integridade é essencial para o funcionamento correto e eficiente do motor. Quando a correia falha, os danos ao motor podem ser significativos e, muitas vezes, resultam em reparos altamente dispendiosos. A manutenção preventiva da correia dentada é um aspecto fundamental e a recomendação é que os proprietários de veículos sigam as orientações do fabricante para sua substituição regular, que deve ser feito geralmente a cada 50 mil km ou entre três a cinco anos, conforme é indicado na maioria dos manuais. A correia é suscetível ao desgaste ao longo do tempo e substituí-la antes que apresente sinais de desgaste excessivo evita problemas mais sérios. Uma correia dentada que se rompe durante a condução pode resultar em uma parada súbita e, em alguns casos, danos irreversíveis ao motor, por isso a manutenção preventiva reduz significativamente esse risco. Nosso objetivo é garantir que os veículos estejam em condições ideais de funcionamento e a manutenção da correia é um componente crucial desse esforço, e encorajo todos os proprietários de veículos a levarem essa parte da manutenção a sério” afirma Danilo Ribeiro.

A DPaschoal, que possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, ampliou seu serviço de Revisão de Segurança Gratuito, oferecendo a seus clientes a inspeção de mais de 30 de itens específicos de acordo com o Manual do Proprietário do Veículo e agora passa a disponibilizar os serviços de troca de correia dentada, scanner de diagnóstico, além da inspeção e troca do líquido de arrefecimento. A Revisão de Segurança identifica potenciais problemas mecânicos, elétricos ou de desgaste em determinadas peças dos veículos, verificando itens como freios, pneus, sistema de sinalização, óleo do motor, fluidos e filtros, cobrando dos clientes apenas pelos itens que realmente necessitarem de troca, mediante a prévia autorização do proprietário para a realização do serviço.

Além de oferecer uma linha completa de pneus, a DPaschoal tem o Compromisso de Trocar Somente o Necessário, que está no DNA das lojas da rede, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. A Companhia oferece também, em seus Truck Centers, a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, a DPaschoal oferece alto padrão de qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado, com produtos, serviços e garantias.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 124 lojas em oito estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar