Brasil,

Desperdícios com manutenção, pesadelo dos frotistas, podem ser evitados com inteligência artificial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

 Caminhão-manutenção - Freepik Caminhão-manutenção - Freepik

Transformação digital na gestão dos processos operacionais de logística identifica ociosidade da frota e outros gargalos que contribuem para o desgaste dos veículos e antecipam necessidade de reparos

Despesa com manutenção está entre os itens que mais pesa no orçamento de um frotista. Mas o impacto desse gasto pode ser reduzido com o auxílio da tecnologia. O uso da inteligência artificial na gestão de operações logísticas permite identificar vícios e problemas que, quando corrigidos, diminuem a frequência de reparos necessários. Isso resulta na redução dos custos com oficinas e manutenção.

Em outras palavras, o que costumava ser considerado uma despesa rotineira está começando a ser reconhecido pelo que realmente é: um desperdício, como ressaltado pelo fundador e CEO da CargOn, Denny Mews. “Os gastos com manutenção podem representar 20% dos custos de uma frota, então reduzir isso é importante para a sustentabilidade financeira da empresa, sem contar os impactos socioambientais”, avalia o especialista.

Denny Mews

A CargOn é uma empresa de tecnologia logística (logtech) que realiza a integração e automação de processos nas operações logísticas. Todos os documentos relacionados, como os dos motoristas, cargas e notas fiscais, passam por verificações, registros e acompanhamento. Além disso, a plataforma registra, processa e monitora o desempenho da frota, o tempo necessário e efetivamente utilizado nas operações, períodos de ociosidade dos veículos, entre outros dados e informações. Assim, embora a plataforma não faça a gestão da manutenção propriamente dita, ela fornece um leque de dados e diagnóstico para o aprimoramento de tal gestão.

EM TEMPO REAL

De maneira online, incluindo o uso de aplicativos móveis, todo o processo pode ser acessado em tempo real. Utilizando o aprendizado de máquina, a inteligência artificial identifica os gargalos e intervenções necessárias. Com esse monitoramento e a tomada de decisões precisas, ocorre uma redução no consumo de combustível e menor desgaste da frota. É nesse ponto que a necessidade de manutenção é minimizada, conforme destacado por Mews.

"Para implementar uma abordagem orientada por dados, Data Driven, é necessário ter todos esses elementos: organização e centralização de todas as informações logísticas, por meio de uma transformação digital, que é exatamente o que a CargOn realiza. Essa abordagem aprimora a governança, possibilita a otimização de cargas, a redução de custos, a diminuição de riscos e a mitigação de problemas, culminando, por fim, na satisfação do cliente", detalha o CEO da logtech.

SOBRE A CARGON

A CargOn é uma logtech com sede em Curitiba e atende as mais variadas indústrias, varejistas e qualquer empresa que tenha logística em seu negócio, tanto no Brasil e em expansão para mais países da América Latina. A solução tecnológica da empresa começou a ser desenvolvida por Denny Mews em 2018, após mais de uma década de experiência no setor de transporte. As operações da CargOn tiveram início em março de 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar