Brasil,

Inovação: Andrade Gutierrez lança caminhão não tripulado em parceria com Volvo e ACR

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Figueiredo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Tecnologia para mercado de mineração e construção pesada é parte de projeto da construtora para modernizar obras e acelerar Engenharia 4.0

Caminhão 4.ZERO em atividade.

A Andrade Gutierrez, pioneira em inovação no setor de engenharia e construção, tem uma nova aposta: um caminhão não tripulado de alta precisão para obras de maior risco no mercado de mineração e construção pesada. O veículo, batizado de 4.ZERO, em referência à engenharia do futuro, foi criado pela construtora, em parceria com a Volvo e a ACR.

O caminhão é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, que têm suas imagens transmitidas para dois televisores no cockpit, a cabine de operação. Lá, um profissional treinado controla o equipamento por controle remoto com sinal de rádio a até 2 km de distância.

O 4.ZERO também se destaca por ser o único do mercado que permite a imediata alternância entre os modos tripulado e não tripulado, mantendo todas as funcionalidades, sem necessidade de adequações mecânicas. Além disso, também é o único que pode ser fornecido de fábrica já preparado para receber e atuar com sinais de rádio controle.

“A tecnologia anda de mãos dadas com o projeto de inovação da Andrade Gutierrez, que vem modernizando todas as obras. Desde 2018, com a criação do Vetor AG, nosso Programa de Inovação Aberta, a construtora traz as principais tecnologias do mercado para acelerar a Engenharia 4.0 e o caminhão é nossa aposta própria para integrar outras soluções, trazendo segurança e diminuindo riscos”, explica André Medina, Gerente de Inovação e responsável pelo Vetor AG, programa que já viabilizou mil conexões com startups, além de ter acelerado mais de 30 iniciativas e contratado mais de 25 soluções.

Com o foco de atuação em obras de mineração e infraestrutura, o 4.ZERO se destaca pelo menor tempo de resposta e alta assertividade, diminuindo o risco e trazendo maior confiabilidade e segurança.

Sobre a Andrade Gutierrez

Desde 1948, a Andrade Gutierrez ajuda a construir e desenvolver o Brasil. Participa desde então de algumas das obras mais importantes da história do país. Atuando em projetos industriais, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, energia, óleo e gás. Em 2018, criou o Vetor AG: primeiro programa de inovação aberta do setor de Engenharia e Construção, responsável por fazer o mapeamento e conexão dos desafios da AG com soluções inovadoras do mercado. Desde então a AG vem se destacando como referência, sendo reconhecida como a 15ª empresa mais inovadora do país entre todos os setores e a mais inovadora do setor de Engenharia e Construção por 2 anos consecutivos.

Sobre o Vetor AG:

O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado. No 4º ciclo de inovação aberta do programa, em andamento, mais de 190 empresas nacionais e internacionais se inscreveram para participar.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar