ARTESP e Ecovias Promovem Simulado de Acidente Com Derramamento de Produtos Perigosos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ARTESP
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

O exercício foi realizado nesta quinta-feira (11) na interligação Planalto do Sistema Anchieta-Imigrantes e contou com participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Cetesb, Defesa Civil, SAMU entre outros

Para capacitar as equipes para atendimento às ocorrências de emergência nas rodovias, como vazamento de produtos perigosos e acidentes com várias vítimas, a ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias paulistas realizam periodicamente simulados de acidentes na malha concedida. Nesta quinta-feira (11), a atividade foi promovida pela Ecovias e aconteceu às 10h, no km 8 da Interligação Planalto (SPI-040/150), na alça de acesso para a Rodovia dos Imigrantes (SP-160) sentido São Paulo .

O simulado de acidente da Ecovias envolveu um caminhão tanque que transportava etanol, um ônibus e um carro. O cenário foi o de um motorista de caminhão que perdeu o controle, colidiu na traseira de um ônibus, que ficou atravessado na rodovia. Na sequência, o caminhão vai colidir com um veículo de passeio e os dois tombam na rodovia. A ação foi completada com vazamento do produto inflamável transportado pelo caminhão. O suposto acidente envolveu 18 vítimas, sendo duas graves, quatro moderadas e 12 leves.

Para a realização do exercício foi feito o bloqueio da alça de acesso da Interligação Planalto sentido São Paulo. O tráfego foi direcionado para a pista local para o deslocamento das viaturas.

A novidade no simulado da Ecovias é que o acionamento do acidente foi feito por um drone, que transmitiu imagens ao vivo para as telas do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Participaram do exercício, equipes do helicóptero Águia da Polícia Militar para o transporte de uma das vítimas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, Cetesb, Defesa Civil, SAMU e empresas parceiras.

“O simulado de acidentes é vital para aprimorar as ações feitas pelas equipes nas ocorrências que envolvem produtos perigosos ou múltiplas vítimas. Por isso, a integração entre todas as equipes multidisciplinares, como Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Militar Rodoviária, Samu, entre outras, é fundamental para salvar vidas neste tipo de ocorrência “, ressalta Ailton Brandão, superintendente da Gerência de Operações da ARTESP.

Os exercícios fazem parte das obrigações do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo que abrange 20 concessionárias. O objetivo da ação, que reproduz um acidente em tempo real e ocorre anualmente no trecho de cada concessionária é medir o tempo resposta para o resgate das vítimas, assim como a integração das equipes envolvidas e os procedimentos adotados para implantação de medidas de segurança, que incluem ainda a preservação do meio ambiente nos casos em que há derramamento de produtos tóxicos.

Neste ano, o Programa de Concessões já realizou 10 simulados na malha concedida, pelas concessionárias Tebe, Intervias, Rota da Bandeiras, ViaOeste, CART/Entrevias/Eixo, SPVias, Rodovias do Tietê, Ecopistas, ViaPaulista e Ecovias.

Sobre a ARTESP

A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 11,1 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 41,1% da malha estadual, abrangendo 335 municípios.

A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de 27 aeroportos regionais.