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Brasileiro está mais aberto à eletrificação de veículos e novas tecnologias do que habitantes de nações desenvolvidas, aponta estudo da McKinsey

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Lucy
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Pesquisa da McKinsey & Company aponta maior interesse dos brasileiros por soluções como assinatura de veículos eletrificados e micromobilidade. Temas serão abordados durante o C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, nos dias 1 e 2 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte

Um levantamento recente da McKinsey & Company apontou que existem quatro grandes fatores que podem alavancar a eletromobilidade no Brasil: consumidores, tecnologia, infraestrutura e incentivo regulatório. “No entanto, o consumidor é a chave da história. O brasileiro tem um apetite enorme por novas tecnologias e nosso estudo identificou que, no País, existe uma intenção de adoção acima da média de países desenvolvidos”, afirma Felipe Fava, líder do centro da mobilidade do futuro da McKinsey na América Latina e que será um dos palestrantes do C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, previsto para ocorrer nos dias 1 e 2 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao VE Latino Americano, que é o Salão da Mobilidade Elétrica.

Segundo Fava, além do desejo e do interesse do consumidor por esse tipo de veículo, a preocupação ambiental e o surgimento de novas soluções em mobilidade são fatores relevantes para a consolidação dessa tendência. Prova disso é que 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de assinatura de veículos, principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso.

“Notamos que os interessados pela eletrificação de veículos associam a mudança a uma mobilidade mais sustentável, mas, muitos não veem mais motivo em serem proprietários de um veículo. O interesse é mais em ter acesso a um carro, uma mobilidade compartilhada, do que sem ser o dono do meio de transporte”, diz. Outro ponto de destaque é que 39% dos brasileiros afirmam que pretendem utilizar mais meios de locomoção de micromobilidade, como patinetes elétricos e bicicletas, nos próximos 10 anos.

A apresentação de Fava está prevista para o dia 1º de setembro e abordará, além do interesse dos brasileiros por novas tecnologias e soluções de mobilidade, pontos como tendências de mercado, possíveis ganhos financeiros e econômicos alavancados pela implantação da eletromobilidade no Brasil e no mundo, bem como oportunidades geradas por esse processo em diferentes setores econômicos.

“A ideia é tratarmos, de maneira ampla, os benefícios que a adoção de veículos eletrificados pode trazer ao País. Há espaço de desenvolvimento nas mais diversas áreas e temos que explorar as possibilidades de forma planejada. Por isso, é importante a realização do C-MOVE, já que o evento reunirá especialistas renomados em suas áreas para discutir as soluções que moldarão o futuro da mobilidade brasileira”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do C-MOVE

Feira de negócios

O C-MOVE é realizado de forma simultânea ao VE – Veículo Elétrico Latino-Americano. O evento, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo setores como veículos elétricos Pesados, Leves, Levíssimos, além de Componentes, Infraestrutura e Serviços.

De acordo com um levantamento recente da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados cresceram quase 35% nos sete primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Isso implica uma crescente demanda de produtos e serviços para atender estes consumidores e o VE conta com soluções para esse público”, explica Guggisberg.

Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras, enquanto o C-MOVE teve a participação de 130 especialistas, que apresentaram 27 horas de conteúdo para mais de 300 congressistas. A expectativa para 2022, segundo Guggisberg, é que o VE receba 10 mil visitantes e tenha 60 empresas expositoras.

Serviço
VE e C-MOVE
VE: 1 a 3 setembro, das 13h às 20h
C-MOVE: 1 e 2 de setembro, das 9h às 18h Pavilhão Amarelo – Expo Center Norte – São Paulo, SP Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme, São Paulo – SP

Sobre a MES Eventos

Empresa especializada em eventos de eletromobilidade, detentora das marcas VE LatinoAmericano, C-MOVE e Dia da Mobilidade Elétrica, atua há 17 anos no mercado.

À frente da empresa está Ricardo Guggisberg, idealizador dos projetos. Apaixonado pelo setor, ao longo de sua carreira, investiu na promoção e transformação do mercado. Em seu currículo, cargos como o de Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (atual), já tendo sido Diretor Adjunto do DEINFRA na FIESP, Membro do Painel Estratégico da Plataforma PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica, além de Presidente da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.


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