Alegra foods aposta em modelo de gestão Lean trazido da indústria de manufatura para alcançar meta de produção diária de carne suína
Com apoio da Consultoria Staufen, planta paranaense implementou os conceitos de liderança Lean nas àreas de cortes e presuntaria e agora se prepara para expandir também para as áreas administrativas.
Com mais de 1.600 funcionários, a Alegra faz parte de uma cooperativas paranaenses que reúnem mais de 5 mil cooperados. Atualmente a empresa abate, em média, 3.500 suínos por dia e a expectativa é de um crescimento consistente para os próximos anos, triplicando o número de abates diários.
Como parte importante de seu desenvolvimento, a Alegra encontrou na Staufen a parceria para atingir seus objetivos. Desde o ano passado, após um detalhado diagnóstico, o projeto desenvolvido pela Staufen tem focado na implementação do Shop floor Management como modelo de gestão.
De acordo com o consultor da Staufen e gerente do projeto, Fabio Silva, a Alegra necessitava de uma grande evolução na estruturação da liderança de linha de frente e também na evolução das tarefas da liderança nos demais niveis gerenciais para que a se pudesse estabilizar e melhorar o desempenho de suas operações. "Entre os primeiros passos, estruturamos as comunicações regulares, divididas em níveis e implementamos o conceito de Hancho, ou "Lider de Área", e a organização hierárquica foi totalmente reajustada com base nesse conceito", explica Fábio Silva.
Antes de envolver formas mais complexas de melhoria, o time da Staufen se empenhou em ativar as práticas do Go&See e da solução estruturada de problemas, com foco em priorização, confirmação de processos, formação de pessoas a partir da relação de mentor-mentorado para os problemas do dia-a-dia, além da definição de indicadores de base, de fácil medição.
O modelo de gestão do Shop floor Management, com foco nas tarefas da liderança, foi inicialmente implementado em pilotos, na área de corte (exportação), na presuntaria em 3 níveis de liderança, juntamente com o conceito de Hancho.
Nesta primeira etapa, foram implementadas as rotinas da liderança para melhoria dos indicadores e os líderes operacionais foram desenvolvidos, o que resultou no aprimoramento das práticas e comportamentos da gestão diária, de maneira transparente, rápida e efetiva. A atuação da liderança no combate a problemas recorrentes e na busca pela eliminação de recorrências também cresceu substancialmente, impactando positivamente os resultados da Alegra já nesta primeira fase de projeto.
A primeira fase foi concluída de forma muito positiva, a implementação das melhorias resultou em mudanças não somente nas práticas mas em comportamentos, o que contribui para que as transformações geradas sejam efetivas e duradouras. Pretendemos finalizar a implementação até final de 2022 e essa cultura tende a se multiplicar ainda mais", Matthias Tigges, Superintendente Alegra.
Próximos passos
Ao final desta primeira etapa, a Alegra já apresentava um elevado grau de maturidade nos pilotos de SFM implementados em 2021, permitindo a replicação do modelo em outras áreas. Algumas áreas operacionais e administrativas, de forma autônoma, iniciaram de forma proativa sua própria implementação inicial do modelo e estão em fase de experimentação.
O plano da alta liderança da empresa, alinhado às diretrizes estratégias, é implementar os modelos shop e office floor management em toda a organização até final de 2022. Para os próximos passos, a Alegra busca integrar todas as áreas operacionais e áreas administrativas dentro do modelo shopfloor management, de ponta-a-ponta.
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