Brasil,

Motorservice apresenta dica de instalação das válvulas de admissão e escape

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Talita Peres
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Fabricante determina uma folga maior entre a válvula de escape e a guia de válvula, evitando, assim, o travamento prematuro.

Quem atua com recondicionamento de motores de veículos conhece muito bem as válvulas, peças fundamentais para ter o controle das cargas do motor. Há a válvula de admissão, de escape e a guia de válvula.

A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall que comercializa as marcas premium de componentes motor Kolbenschmidt (KS), Pierburg e a BF, recomenda atenção e a verificação da folga entre a haste da válvula e a guia. A válvula de admissão possui o diâmetro da cabeça maior para que o motor admite o ar com oxigênio. Já a válvula de escape, se abre para deixarem os gases de escape provenientes da queima ar mais combustível saírem.

Há uma diferença referente às folgas de montagem entre as válvulas de admissão e escape e as guias de válvulas. Mas, para medir corretamente as folgas, há a necessidade da utilização de um micrômetro e súbito. Tira-se a medida da haste da válvula com o micrômetro. A folga de montagem da válvula de escape é maior, pois trabalha num local muito quente, há maior dilatação. Por isso, o fabricante determina uma folga maior entre a válvula de escape e a guia de válvula, evitando, assim, o travamento prematuro.

Com a espessura da haste já no micrômetro, basta colocar o súbito e encontrar o zero no relógio comparador. O ponteiro não passa do zero porque a regulagem foi trazida até o limite do ponteiro. Quando tirar a medida interna da guia de válvula, dá para verificar a diferença, ou seja, mais apertado ou mais folgado porque o ponteiro vai passar do zero ou não vai chegar no zero.

A válvula que trava na guia, às vezes, pode até não engripar, mas pode desgastar a guia internamente e trabalhará balançando, o que seria péssimo para a queima do combustível. Pode também parar de girar, sofrendo desgaste prematuro, queima de sede, da pista de contato. A Motorservice ressalta que a válvula de escape trabalha com uma folga maior.

Confira valores padrão para a folga entre a guia da válvula e a haste da válvula:

No entanto, é recomendável procurar no manual do fabricante do motor a folga específica. Não deve trabalhar apertado, pois as peças dilatam e a lubrificação não passa entre a guia e a haste. O retentor de guia de válvula atua como dosador da lubrificação da haste da guia, até acumula um pouco de óleo no final da haste.

Nos motores de injeção indireta, como passa a mistura ar e combustível, acaba removendo ou amolecendo a sujeira. Nos motores de injeção direta, o combustível é injetado dentro do cilindro e a borra fica e, às vezes, trava a haste na guia com a válvula aberta e o pistão acaba colidindo contra a válvula, entortando-a.

Dica para a mola de retorno de válvula - A válvula é aberta pelo comando de válvulas, mas quem a fecha é a mola de retorno. Basta colocá-la ao lado de um gabarito de 90 graus, um esquadro, ela deve ficar alinhada, se ficar torta, poderá entortar o trabalho da válvula, esforçando a haste contra a guia, resultando em desgaste prematuro.

É preciso cuidado também com o ângulo da válvula, pois já vem usinada no ângulo certo. Qualquer correção ficará por conta da sede.

Esta e outras dicas podem ser conferidas no YouTube da Motorservice:

.

Para mais informações, basta acessar o site https://www.ms-motorservice.com.br/ ou entrar em contato com o suporte técnico SAKS 0800 721 7878.

Sobre a Motorservice

O grupo Motorservice é a organização de vendas da Rheinmetall para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo.

Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente.

Com as marcas premium Kolbenschmidt (KS), Pierburg, bem como a marca BF, a Motorservice oferece, no comércio e na oficina, um vasto e amplo portfólio de produtos com alta qualidade aos seus clientes.

Destaques

A folga é ligeiramente maior da válvula de escape do que na de admissão.

Medição deve ser feita com micrômetro e súbito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar