Brasil,

Com o aço inox especial Endur 300, Aperam produz carretas para cargas agressivas que duram até três vezes mais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clara Braga
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Baús de aço inox especial desenvolvido pela Aperam estão sendo aplicados à frota - Arquivo Aperam Baús de aço inox especial desenvolvido pela Aperam estão sendo aplicados à frota - Arquivo Aperam

Tecnologia é inédita no mundo e agrega mais sustentabilidade ao negócio: maior durabilidade e economia de energia e de materiais

A Aperam South America desenvolveu baús de aço inoxidável de alta performance para usar nos caminhões que transportam o carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, para a usina, em Timóteo, Minas Gerais. As carretas são fabricadas com o aço inox de alta resistência Endur 300, criado pela empresa em 2019 para atender à crescente demanda do mercado por uma solução que unisse alta dureza e resistência à corrosão a baixo custo. A expectativa da empresa é que, com o novo material, a vida útil desses equipamentos aumente até três vezes - de três para até nove anos.

A solução, inédita no mundo, tem apresentado resultados impressionantes. A empresa acompanhou, por dois anos, a utilização de caçambas basculantes feitas com o Endur por uma empresa parceira para transportar carvão mineral, um produto altamente corrosivo. O resultado foi um desgaste de praticamente zero das caçambas no período. “As chapas de aço, que tinham inicialmente 3 mm de espessura, na situação mais crítica, chegaram a 2,90 mm em maio deste ano, baixando 0,10 mm em dois anos de utilização, depois de transportar mais de 90 mil toneladas de carvão mineral, que é muito corrosivo”, relata o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo S. Porto.

Ele explica que, se essa caçamba tivesse sido fabricada com aços convencionais, mesmo que inoxidáveis, ela teria uma boa resistência mecânica, porém, já estaria danificada pela ação corrosiva da carga em questão, apresentando furos que exigiriam, inicialmente, paradas para manutenções e remendos, e, posteriormente, a substituição por caçambas novas. “O Endur é uma inovação global. Não existe no mundo outro aço inox de alta resistência em chapas. Normalmente uma caçamba que transporta carvão mineral dura três anos e começam a aparecer furos. A caçamba produzida com nosso aço Endur e usada na empresa parceira já tem mais de dois anos de uso e está com a espessura praticamente intacta”, diz o engenheiro. A expectativa da Aperam para este ano é produzir pelo menos 3.000 toneladas de Endur.

Inicialmente, 13 dos 120 caminhões da frota da Aperam BioEnergia serão equipados com os baús Endur, que são semi-reboques puxados por caminhões-tratores. A BioEnergia é a unidade de negócios da Aperam South America dedicada ao plantio de florestas renováveis de eucalipto e produção do carvão vegetal usado nos alto-fornos da siderúrgica. Foi principalmente graças a essas florestas que o grupo alcançou recentemente um patamar inédito de sustentabilidade, ao se tornar a primeira indústria de aços planos especiais a obter o balanço carbono neutro - a Aperam remove todos os gases de efeito estufa da atmosfera que gera em suas unidades fabris, uma meta global do grupo para 2050 e atingida nas operações do Brasil com quase 30 anos de antecedência.

Para a empresa, tornar-se carbono neutro reflete toda uma cultura de sustentabilidade já incorporada não apenas na remoção de CO2 por suas florestas, mas também pela adoção desse conceito em todos os seus processos. O novo projeto de aplicar o Endur 300 nos caminhões da Bio é mais um exemplo dessa jornada incansável. “Quando aumentamos a vida útil de um equipamento em até três vezes, temos uma economia substancial de energia e de materiais, em linha com nossos preceitos de uma operação cada vez mais inovadora e sustentável”, afirma João Paulo S. Porto. Segundo ele, a intenção é acompanhar o desempenho dos equipamentos por meio do Centro de Pesquisas de Timóteo e, gradativamente, substituir as carrocerias de 100% da frota da BioEnergia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar