Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Etapas do diagnóstico para substituição dos amortecedores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Majô Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Inspeção visual no elevador, teste de rodagem e análise dos sinais de desgaste e perda ação do amortecedor na bancada são as quatro etapas do diagnóstico dos amortecedores

A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, destaca dica das etapas do diagnóstico que detecta que se há necessidade de fazer a troca dos amortecedores. Além de sinais de desgaste, como ruídos provenientes da suspensão, falta de estabilidade em curvas, vazamentos de óleo do amortecedor, desgaste escamado dos pneus e balanço excessivo em freadas ou arrancadas, o reparador deve iniciar a avaliação com o teste de rodagem. “Precisa verificar quais as condições dinâmicas do veículo, a dirigibilidade, comportamento em curvas aceleração e desaceleração”, revela Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata.

Segundo Credidio, a segunda etapa do diagnóstico consiste levantar o veículo no elevador e observar o estado geral da suspensão. No amortecedor verificar se há alguma quebra de fixação ou condição anormal do kit, batente, coifa e coxim. Para que o amortecedor entregue 100% do seu rendimento é fundamental que o kit esteja preservado.

Já a terceira etapa, compreende em uma análise do estado dos pneus que não podem apresentar desgaste escamado ou sinais de deformação.

Por último e somente, se necessário, remover a peça e fazer uma verificação na bancada sobre as condições gerais do componente, atentar para o estado da haste e do selo de vedação. As cargas de tração e compressão só podem ser avaliadas com precisão em equipamentos próprios, mas um mecânico experiente saberá fazer essa avaliação

Responsável por controlar movimentos de abertura e fechamento das molas e manter o contato dos pneus com a via, os amortecedores requerem atenção na hora da manutenção. “A vida útil dos amortecedores depende das condições do solo em que o veículo trafega, da forma como o motorista dirige e do estado geral dos outros componentes da suspensão”, comenta Credidio. São os amortecedores que proporcionam conforto aos ocupantes, estabilidade e segurança.

Para acessar esta e outras dicas de manutenção, basta entrar no YouTube Componentes Nakata (

).

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar