Brasil,

Mercedes-Benz Trucks realiza Dia D Cliente mundial com inspiração em iniciativa brasileira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

- 1º Customer Focus Day global mobilizou cerca de 15.000 colaboradores da Europa, Turquia e Brasil, sendo cerca de 3.000 funcionários da unidade brasileira

- Baseada no Dia D Cliente, realizado há pouco mais de três anos pela Mercedes-Benz do Brasil, ação tem o objetivo de ouvir os clientes de caminhões da marca, refletir sobre suas demandas e implementar soluções
- Cinco empresas de transporte do Brasil participaram do evento transmitido diretamente da fábrica de São Bernardo do Campo, além de mais 15 clientes participantes nas outras unidades no mundo
- Brasil é hoje o maior mercado de caminhões Mercedes-Benz no mundo

“As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz” – esse mantra, que espelha a cultura diária praticada pela Empresa no Brasil, inspirou uma ação global da Mercedes-Benz Trucks. Na terça-feira, 28 de junho, foi realizado o 1º Customer Focus Day mundial, que conectou, de forma online, cerca de 15 mil colaboradores das unidades da Europa, Turquia e Brasil em torno do objetivo de ouvir os clientes de caminhões da marca, refletir e implementar soluções para várias demandas.

“Daqui do Brasil, cerca de 3.000 funcionários participaram do 1º Customer Focus Day mundial, que foi também, para nós, o 2º Dia D Cliente, iniciativa pioneira que mobilizou todos os nossos colaboradores em 2019 e que serviu agora de referência para a ação global da Mercedes-Benz Trucks”, conta Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Ou seja, nosso compromisso permanente de estar em campo para ouvir opiniões, sugestões e necessidades dos clientes, a fim de propor soluções assertivas, acabou por motivar a Companhia a expandir, globalmente, a escuta a clientes de outros mercados”.

O Customer Focus Day mundial reuniu mais de 20 clientes, sendo 5 do Brasil, e contou com momentos interativos e simultâneos envolvendo Europa, Turquia e Brasil, além de atividades específicas para cada um dos mercados. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi a base da ação no Brasil, envolvendo também, pessoal ou virtualmente, funcionários de Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP), de todos os escritórios de vendas no País e do Banco Mercedes-Benz.

Brasil é o maior mercado de caminhões Mercedes-Benz

Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, abriu as atividades do dia com uma mensagem geral a todos os participantes.

“O Brasil é hoje o maior mercado de caminhões Mercedes-Benz”, comentou Karin Rådström. “Com essa ação, queremos que a marca seja top of mind e esteja presente em todos os corações. Essa é a razão pela qual tornamos o foco no cliente o pilar essencial da estratégia global de caminhões da nossa marca”.

De acordo com a executiva, na Mercedes-Benz do Brasil, o foco no cliente está já enraizado, a partir do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. “A Empresa ouve os clientes e suas necessidades específicas. Surgiu aí, por exemplo, o primeiro Actros brasileiro. Graças a esses esforços, foram alcançados ótimos resultados. O Actros é referência em inteligência, eficiência, segurança, tecnologia e conectividade no mercado brasileiro, porque atende às demandas dos transportadores e dos motoristas. Esse é o exemplo de um trabalho muito bem feito e temos ainda espaço para crescer. E nesse 1º Customer Focus Day mundial, com a participação de clientes, buscamos entender como podemos ser melhores ouvintes e geradores de soluções rápidas. Para ser o verdadeiro número 1, precisamos e queremos os clientes cada vez mais satisfeitos. E vamos fazer isso juntos”.

Aprendendo boas lições

“O fato de sermos o maior mercado em vendas de caminhões hoje para a marca Mercedes-Benz nos deixa muito orgulhosos”, diz Achim Puchert. “Em nome de toda a equipe, agradecemos aos nossos clientes e aos representantes das empresas parceiras, especialmente aos que nos deram a honra de estar pessoalmente nessa ação conosco. É um grande prazer recebê-los em nossa casa e ouvir o que cada um tem a nos dizer”.

O executivo, que chegou ao País este ano, ressaltou a eficiência do evento realizado em 2019. “Sei que foi um sucesso. Desde então, a Empresa implementou uma ampla gama de melhorias e vai seguir nesta direção”, ressalta Achim Puchert.

A experiência foi tão positiva que criou a oportunidade de estender o Dia D Cliente para todo a Mercedes-Benz Trucks. “Tenho certeza que esse evento veio para ficar, mas não podemos ouvir nossos clientes em apenas um dia”, reforça Achim Puchert. “Com base no conceito de One Team, estamos orientados para ouvir os clientes e resolver rapidamente seus problemas. Isso deve fazer parte de uma cultura diária que envolve a todos os colaboradores de todas as áreas. Todos são essenciais para ouvir e atender nossos clientes da melhor forma possível, direta ou indiretamente. Ninguém alcança bons resultados sozinho. Só jogando juntos, com uma excelente equipe, e seguindo a mesma estratégia, chegaremos lá. Queremos uma Mercedes-Benz ainda mais forte, que entrega os melhores produtos, serviços e soluções para o mercado”.

Clientes levam suas demandas e sugestões ao evento

Várias atividades foram realizadas ao longo do dia na Mercedes-Benz Trucks. No Brasil, foram promovidas Imersões Temáticas contando com a presença pessoal de executivos das empresas Barbosa Mello Construtora (engenharia e construção), Transportes Cavalinho (químicos líquidos a granel, produtos sólidos embalados e distribuição de bebidas) e Dinon Transportes (produtos agrícolas, bebidas e fertilizantes).

Já o Painel Aberto com Clientes contou com a participação da TPF – Transportadora Porto Ferreira (transporte rodoviário de cargas), e Contatto (transporte e logística de produtos perigosos a granel).

Fechando as atividades do dia, Regis Ataides, diretor da Siemens América do Sul, foi o palestrante convidado do evento, abordando o tema Jornada do Cliente.

A programação contou ainda com pitches globais, com a participação de colegas brasileiros apresentando cases de sucesso da Mercedes-Benz do Brasil com foco na experiência dos consumidores.

As melhores soluções dentro da realidade do Brasil

“Com base no compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’, frequentamos as operações dos clientes, conhecendo sua rotina e necessidades, dentro da realidade do transporte no Brasil, podendo assim entregar as melhores soluções para cada demanda”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“No evento do dia 28 de junho, nós ouvimos muito e muitas vozes. Trocamos ideias e saímos com uma bagagem, que eu diria bem extrapesada, de boas soluções. Essa estrela que nosso time carrega no peito e nos nossos produtos e serviços, merece toda a nossa dedicação”, ressalta Roberto Leoncini.

De acordo com Roberto Leoncini, somente ouvindo é que a equipe tem ciência das dores reais dos clientes. “Assim identificamos onde precisamos tomar a decisão certa e rapidamente. Queremos simplificar nossos processos, sermos diretos e assertivos. E está bem claro, no nosso quadro de metas, um dos nossos principais pilares: Customer First. Ou seja, o cliente sempre em 1º lugar”.

“A Mercedes-Benz reforça com este evento, mais uma vez, o seu compromisso com os clientes e com todo o ecossistema do transporte. Mas o trabalho não acaba hoje. Este foi um pit-stop para avaliarmos as prioridades, reconhecermos as dores e refletirmos. Vamos aproveitar as sugestões recebidas, carregar a nossa energia, e continuarmos a nossa jornada, trabalhando para todos que movem o mundo”, conclui Roberto Leoncini.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar