Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como otimizar o processo de carregamento de baterias e evitar erros operacionais na intralogística

Como otimizar o processo de carregamento de baterias e evitar erros operacionais na intralogística

O uso de tecnologia adequada e o treinamento dos operadores dos equipamentos são fundamentais para aumentar a disponibilidade da frota de empilhadeiras, segundo especialista da Fronius

O movimento de carga e descarga segue a todo vapor num centro de distribuição e de logística. Porém, a pressa neste caso também é inimiga da perfeição e pode comprometer significativamente a bateria da empilhadeira e de veículos elétricos intralogísticos, além de colocar em risco a segurança física dos colaboradores. Como manter as máquinas prontas para operação durante todo o expediente?

“O segredo está no planejamento, no uso de tecnologia adequada e, acima de tudo, no cuidado para evitar erros operacionais comuns no processo de carregamento e no manuseio de equipamentos”, observa Mariana Kroker, gerente de negócios da divisão Perfect Charging, especializada em soluções para carregadores de baterias de tração, da Fronius do Brasil.

A executiva recomenda as principais medidas que podem otimizar o processo de carregamento das baterias tracionárias de modo seguro, com menos tempo e evitando danos em seus componentes.

- Evite o carregamento parcial da bateria: fique de olho no nível de carga da empilhadeira e avalie se é suficiente para concluir a viagem. Fazer carregamento incompleto de energia, apenas o suficiente para concluir a operação, pode reduzir a capacidade e a vida útil das baterias de chumbo com o tempo. Programe o ciclo de operação da frota para que parte dos veículos continue em uso enquanto outros sejam abastecidos, de modo que o carregamento da bateria tracionária seja feito periodicamente.

Alguns sistemas de carregamento de baterias, como os da Fronius, permitem agendar o período para carga. Ou seja, é possível programar o carregador para que inicie um carregamento em determinados turnos. Isso evita as prejudiciais cargas intermediárias.

- Use tecnologia adequada para emergência: nem sempre é possível controlar o nível de carga das baterias. Nos períodos de pico de movimentação de mercadorias, aumento de carregamento de itens superpesados e horas extras antes do feriado, as baterias duram menos do que o normal, o que exige maior frequência de carga e até um carregamento de energia emergencial e rápido para concluir o ciclo de operação.

Existem muitos carregadores de bateria que prometem carga rápida, em menos de sete horas, quando o tempo médio ideal é de oito a 12 horas. Porém, esses acessórios provocam um superaquecimento das baterias, gerando desgaste de seus componentes.

Por outro lado, a Fronius desenvolveu um sistema de carregamento de baterias inteligente com recurso que promove carregamento de cargas intermediárias de modo simples, com controle de temperatura e de energia, e em tempo que varia de cinco a seis horas.

- Carregamento a frio: outra tecnologia indicada para promover carregamento rápido até mesmo de carga parcial das baterias tracionárias é o sistema de circulação de eletrólitos (EUW). A solução, que pode ser incorporada nos carregadores da Fronius, proporciona um processo de carregamento de energia controlado e frio, diminuindo a sobrecarga de energia. Além disso, o sistema reduz o tempo de carregamento e, como gera uma perda menor de água durante o processo de carga, o EUW reduz intervalos de manutenção do equipamento.

- Invista no treinamento de operadores: geralmente, as empresas de grande porte e grandes redes do varejo trabalham com vários tipos de empilhadeiras elétricas que utilizam diferentes tipos de bateria, de tensões e capacidades variadas. Para carregá-las, em geral também são necessários diferentes sistemas de carregamento de baterias e conectores de carga. Por isso, além de rotular com exatidão os veículos, as baterias e os carregadores, é preciso treinar os condutores das empilhadeiras elétricas para dominarem o manuseio dos diferentes sistemas de carregadores e conec tores e evitar erros operacionais que possam danificar as empilhadeiras.

- Gestão segura dos equipamentos: cuide para que os números do inventário, utilizados para gerenciar os carregadores e as baterias, estejam bem fixos no aparelho e de maneira que fiquem bem visíveis para os operadores. Isso facilita a identificação do equipamento com mais agilidade e rapidez e seu controle durante a manutenção regular.

Os sistemas de carregamento de baterias da Fronius oferecem ao usuário a possibilidade de registrar o número de inventário no aparelho. Em caso de necessidade, ele pode ser consultado e exibido no display de modo simples e rápido, apertando apenas um botão.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta por três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da c onsultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW. Saiba mais no site da empresa.

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo