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EcoRodovias conquista concessão da Rio-Valadares e garante R$ 11 bilhões em investimentos

Licitação ocorreu hoje na B3; Com a nova aquisição, EcoRodovias se torna o grupo com maior extensão de malha rodoviária do país

A EcoRodovias arrematou hoje (20), na B3, a concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ)/Governador Valadares (MG), que engloba o conjunto de trechos das rodovias BR-116, BR-465 e BR-493 e soma 726,9 quilômetros. Com isso, o grupo ampliará em 21% sua malha rodoviária passando a operar dez concessionárias e chegando a mais de 4 mil quilômetros administrados em oito estados brasileiros. A aquisição eleva o grupo ao status de operador com maior extensão de rodovias do país. “Apresentamos uma oferta consistente e aderente aos requisitos técnicos e financeiros necessários, além de estar alinhada à nossa estratégia de investir em projetos que geram EBITDA desde o início da concessão, melhoram a alavancagem da Companhia, alongam o prazo de duração do portfólio e reforçam o compromisso de crescimento com retorno sustentável, disciplina financeira e geração de valor aos acionistas”, comemora Marcello Guidotti, Diretor Presidente da EcoRodovias.

Para atender o projeto, a EcoRodovias assume o compromisso de investir um total de R$ 11 bilhões em obras a serem executadas ao longo dos 30 anos de concessão. Outros R$ 9,9 bilhões (outubro/2021) serão alocados no período para a operação da malha rodoviária. Somados, o investimento da EcoRodovias no Sistema Rio – Governador Valadares chegará a R$ 20,9 bilhões, entre obras e recursos operacionais para este importante corredor logístico por onde passa o transporte de cargas na ligação entre o sul e o nordeste do país – cerca de 75% do tráfego da BR-116 é composto por veículos pesados. “A malha atende regiões com grande potencial de desenvolvimento e já temos operações tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais, o que contribui para a implantação dessa nova concessão. Tenho certeza que consolidamos aqui mais uma página de contribuição da EcoRodovias com o desenvolvimento da infraestrutura do país”, avalia Guidotti.

A concessão prevê 5% de desconto na tarifa para usuários das cabines automáticas de pedágio para todas as categorias de veículos e independente da quantidade de viagens realizadas. Descontos adicionais serão concedidos para usuários frequentes de veículos leves, impactando, principalmente, o orçamento de quem faz deslocamentos diários entre cidades próximas. No trecho metropolitano do Rio da BR-116 (Rod. Pres. Dutra) está prevista a implantação do free flow para pagamento eletrônico de tarifas sem necessidade de paradas em praças de pedágio. O modelo pode viabilizar a cobrança de tarifa por trecho percorrido, o que reduz o custo do pedágio em viagens de curta distância.

Investimentos

A EcoRodovias apresentou uma oferta consistente, em conformidade com todos os requisitos técnicos, econômicos e de investimentos do leilão, com desconto de 3,11% sobre a Tarifa Básica de Pedágio estabelecida pela ANTT.

O edital de concessão estabelece que sejam executados 303 quilômetros de duplicações e 255 quilômetros de faixas adicionais. Nos trechos urbanos, a concessionária deverá implantar 85,5 quilômetros de vias marginais, 75 passarelas e 462 pontos de ônibus, além de três áreas de escape, garantindo ainda mais segurança aos usuários. Entre os compromissos ambientais, está a construção de 57 passagens de fauna.

A nova concessionária deverá seguir rigorosos parâmetros de atendimento médico e mecânico com uma frota composta por 29 ambulâncias, 19 guinchos, 5 caminhões pipa e 5 caminhões de resgate de animais, entre outros. Além disso, todo o pavimento das rodovias será recuperado e serão construídos dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros. Os usuários também contarão com conectividade ao longo das rodovias para a comunicação com o serviço de atendimento da concessionária.

Entre as medidas de segurança viária, a concessionaria ficará responsável por adotar a metodologia iRap (International Road Assessment Program) com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias. Do ponto de vista ambiental, a concessionária assume o compromisso de neutralizar as emissões de carbono relacionadas à operação.

Esta nova concessão da EcoRodovias deverá gerar 154.719 empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), de acordo com estimativa do Governo Federal.

Transição CRT

Parte da malha licitada hoje está sob administração da Concessionária Rio Teresópolis S/A (“CRT”) e será transferida para a nova concessionária do Grupo EcoRodovias. Trata-se do segmento da BR-116/RJ desde a divisa RJ/MG até o entroncamento com a BR-040(A)/493(B)/RJ-109, em Duque de Caxias (RJ). O trecho da Rod. Pres. Dutra na baixada fluminense, de 46,6KM, também será transferido pela atual concessionária CCR Rio-SP, em março/2023.

Nos próximos meses, a ANTT irá validar toda a documentação e a proposta da EcoRodovias. A previsão é que o contrato de concessão seja assinado em agosto deste ano, e que a assunção seja em setembro, quando terminará o prazo da atual concessionária e se dará início aos investimentos iniciais previstos para todo o Sistema.

Sistema Rio – Governador Valadares

O Sistema que passará a ser operado pela EcoRodovias é composto pelos seguintes trechos rodoviários, que totalizam 726,9 km:

I - Rodovia BR-116/RJ, entre o km 2,1 e o km 148,4; e entre o km 168,1 e o km 214,7, no Estado do Rio de Janeiro;

II - Rodovia BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1, no Estado de Minas Gerais;

III - Rodovia BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8 no Estado do Rio de Janeiro e;

IV - Rodovia BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0; e entre o km 48,1 e o km 123,7, no Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias, subsidiária do Grupo ASTM, é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo de mais de 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra nove concessões de rodovias que somam mais de 3.300 quilômetros de extensão e, com essa nova concessão, terá mais de 4 mil quilômetros em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Além disso, gerencia dois ativos logísticos – um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina.


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