Brasil,

Explosão de cilindro de GNV reforça alerta sobre veículos irregulares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Lacerda
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, veículo explodiu durante abastecimento. Estudo divulgado em fevereiro alertou que 78% da frota de paulista está irregular ou com inspeção em atraso.

Uma nova explosão de automóvel convertido para GNV (Gás Natural Veicular), com fortes indícios de que foi causada por falha do cilindro de abastecimento do gás, danificou e interditou um posto de combustível na última sexta-feira (06.05) na cidade de Cabo Frio, região dos lagos, no Rio de Janeiro. A existência de veículos irregulares ou com inspeção atrasada tem sido alertada pelas entidades do setor há muito tempo, sem qualquer incremento na fiscalização pelos órgãos competentes.

Em fevereiro deste ano, a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis) emitiu um alerta a diversas autoridades responsáveis pelo controle e fiscalização do setor automotivo sobre o risco de explosões no momento do abastecimento de veículos convertidos ao GNV cuja inspeção obrigatória não foi realizada ou está em atraso – à época, estes representavam um total de 78% da frota apenas no estado de São Paulo.

Na ocasião, foram comunicados sobre o problema numerosos órgãos municipais, Estaduais e Federais, dentre eles: a Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Em função dos acidentes que vêm acontecendo por todo o país com veículos convertidos a GNV, a Angis vem desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização junto às autoridades federais, estaduais e municipais, sobre a necessidade de fiscalização mais efetiva sobre os veículos irregulares, promovendo mais segurança no trânsito e no momento do abastecimento, afim de evitar que acidentes ocorram”, explica Aquiles Pisanelli, presidente da entidade.

A explosão em Cabo Frio não deixou vítimas, mas causou a destruição de parte da estrutura do teto, que desabou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou por cerca de três horas na liberação do local. Também acionada, a Defesa Civil e constatou que a estrutura metálica da cobertura não foi comprometida, mas apresenta instabilidade nos pilares. Já o forro e o sistema elétrico foram parcialmente danificados. O posto foi interditado para obras de recuperação estrutural.

Inspeção obrigatória

A inspeção veicular é obrigatória para veículos movidos a GNV e determinada pela Lei Estadual 16.649/2018, pela Portaria do Inmetro/MDIC 122/2002 e pela Resolução Contran 916/2022 (que substituiu a Res. 292/2008) que determina em seu artigo 9º, parágrafo terceiro que “A cada licenciamento, o proprietário de veículo que utiliza o GNV como combustível deve apresentar novo CSV ao respectivo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estados ou do Distrito Federal.”

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), de janeiro a setembro do ano passado foram realizadas mais de 160 mil conversões de veículos para gás natural veicular (GNV) – um aumento de 86% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A inspeção deve ser realizada obrigatoriamente após a conversão, uma vez que o cilindro que armazena o GNV é abastecido em alta pressão (220 bar). Os veículos aprovados em inspeção recebem o Selo do Inmetro, que deve ser exigido pelos frentistas no ato de abastecimento dos automóveis movidos a GNV.

Sobre a ANGIS

A ANGIS - Associação Nacional dos Organismos de Inspeção - é uma entidade de âmbito nacional, que congrega Organismos de Inspeção Acreditados pelo INMETRO e licenciados pelo SENATRAN na área de Segurança Veicular, assim como os Organismos de Inspeção de Equipamentos de Transporte de Produtos Perigosos Acreditados pelo INMETRO.

Sobre o SIVESP

O SIVESP – Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo – é um Sindicato patronal com abrangência em todo o estado de São Paulo, legitimamente constituído em 2009, sendo o representante legal da classe econômica da inspeção veicular. No nível Estadual, somos vinculados à FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, e em nível nacional, à CNS – Confederação Nacional dos Serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar