Brasil,

Direção defensiva e respeito às Leis são armas cruciais para diminuir os índices de acidentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Samy
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Usar as luzes indicativas e prestar atenção no movimento dos outros veículos são alguns hábitos importantes para reduzir acidentes

O movimento Maio Amarelo fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema Segurança no Trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 11 de maio como o dia para a Ação de Segurança no Trânsito, definindo o amarelo, presente no semáforo (“Atenção”), como a cor símbolo para o movimento.

O Ministério da Saúde, registrou em 2019, cerca de 30 mil vidas perdidas no trânsito e, de acordo com um estudo realizado em 2020 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, a principal causa de acidentes no Brasil está ligada à negligência dos motoristas: 53,7%. Deste percentual, 30,3% ocorrem por infrações como embriaguez e excesso de velocidade.

É muito importante que todos os envolvidos no segmento automotivo deem a devida atenção à campanha. Algumas ações preventivas para diminuir números tão alarmantes são: usar as luzes indicativas e os faróis corretamente, ficar atento ao comportamento dos outros motoristas, sempre manter a distância do veículo à frente e respeitar as sinalizações”, diz Leonardo Tobias, instrutor técnico do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal).

Quando observadas e respeitadas as leis de trânsito, aliada à prática da direção defensiva, a probabilidade dos acidentes reduz-se consideravelmente.

Um dos pontos cruciais para a segurança no trânsito é fazer a manutenção preventiva do veículo, de forma a garantir que não haja a perda das funções dos sistemas de segurança do veículo e da dirigibilidade.

“A DPaschoal utiliza uma metodologia de medir e testar a vida útil das peças do veículo antes de efetuar a troca, denominado de Programa Economia Verde, um programa implantado há mais de 15 anos atrás. Todos ganham com isso: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução do impacto ambiental proveniente da diminuição dos descartes. Ou seja, nada é trocado sem a real necessidade”, explica Leonardo.

São mais de 40 itens avaliados e testados gratuitamente nesta avaliação, realizados com ferramentas de última geração no diagnóstico automotivo, em mais de 120 pontos da marca espalhadas pelo país. São inspecionados itens veiculares relacionados à segurança passiva e ativa, desenvolvidos para evitar acidentes, como: faróis, pisca-alertas, retrovisores, sistemas freios ABS e convencionais, sistemas de tração e até o sistema de suspensão, que atua para estabilizar o veículo, diminuindo a ocorrência de acidentes.

“No caso dos freios, por exemplo, é avaliado a condição das pastilhas, a espessura do disco, os acionamentos do sistema de tambor, e o fluído de freio. Para cada um destes elementos, utilizamos diferentes ferramentas de diagnóstico, e em todas as checagens o consumidor verifica conosco os resultados das análises, assim ele também fica sabendo se existe a necessidade de trocar ou não”, acrescenta.

A condição das pastilhas e das lonas é apresentada visualmente, pois todos os fabricantes fornecem uma identificação visual a qual determina o nível de desgaste de cada peça.

Já para o fluído de freio, é usada uma espécie de caneta que quando mergulhada no reservatório, é diagnosticada a real condição do fluido no sistema de frenagem. Quando apresenta muita água, é necessário fazer a substituição imediata do fluído, pois ele tem a eficácia reduzida devido ao excesso de umidade. Para os discos, usa-se um paquímetro para aferir a espessura da pista, conforme recomendação do fabricante.

“Acreditamos que todos devem fazer a sua parte. Nós como prestadores de serviço, os motoristas, as montadoras de veículos e as redes de distribuição.

Evoluímos bastante nas últimas décadas, onde hoje temos como itens obrigatórios diversos equipamentos de segurança, tais como: Airbags, sistema de freios ABS, Cinto de Segurança, entre outros.

O Maio Amarelo, em sua essência, é um marco significativo onde nos traz a mensagem de que tanto as autoridades como a sociedade devem estar engajadas neste propósito de respeito à vida no trânsito, não cabendo dentro deste contexto atitudes irresponsáveis dos motoristas ou desrespeito às leis de transito”.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar