Ser neutra já não basta para as empresas: Solução do Grupo BMV permite que companhias se tornem NET-Positive

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kátia Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Nova parceira do Grupo BMV, Ecoassist inova ao investir em preservação ambiental de mata nativa e ganha diferencial competitivo

A Ecoassist, empresa especializada em logística reversa com atuação na coleta em território nacional, além de armazenamento, envio para reciclagem e destinação final, é a nova parceira do Grupo BMV. Assim, ela recebeu o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde e passou a compensar toda a pegada ambiental, gerando impacto positivo (o chamado NET-Positive), da sede e toda sua operação.

Em 2021, a Ecoassist coletou e destinou cerca de 9.100 toneladas de resíduos sólidos e ainda reciclou mais de 150 toneladas de aparelhos eletrônicos, impedindo que contaminassem o meio ambiente. Apesar de atuar em um segmento ecologicamente correto, a empresa buscou a solução do Grupo BMV para gerar impacto positivo para toda sociedade, e se adequar às práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). Esta decisão empresarial vai de encontro com uma nova demanda do mercado e da sociedade.

A solução do Grupo BMV permite que as empresas sejam mais que neutras através da preservação até de florestas inteiras. Para viabilizar a certificação, os agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

“É um produto único e que se adapta a todas as necessidades de empresas e países quando o assunto é ESG permitindo gerar um “net positive” em relação ao carbono e incorporando outros 26 benefícios ambientais, tais como preservação de espécies de fauna e de flora”, explica a economista co-fundadora do Grupo BMV, Alessandra Umbelino.

A SGS (empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela Ecoassist em quantidade de moedas verdes, no caso as UCSs, necessárias para garantir a certificação. A transação é registrada na bolsa brasileira, a B3.

Assim, o trabalho do BMV permite que uma atividade comercial vá além de atingir zero emissões líquidas de carbono para realmente criar um benefício ambiental ao remover dióxido de carbono adicional da atmosfera, além de englobar outros parâmetros. Isso significa que a empresa parceira não apenas neutraliza as emissões de carbono produzidas pelo seu serviço, mas também fez a contratação do serviço ambiental como medida para garantir a remoção do dióxido de carbono adicional da atmosfera. Neste caso, subtrair carbono é bom para o clima.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, o investidor – neste caso a Ecoassist – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e um selo em QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

“Trabalhamos com grandes seguradoras e varejistas. Por isso, precisamos levar a certeza ao nosso parceiro de negócio que há rastreabilidade do processo. Como o Grupo BMV entrega essa solução segura, isso traz tranquilidade para nós e nossos clientes”, explica Eber Souza, diretor geral da Ecoassist.

Sobre o Grupo BMV

O BMV é um grupo de empresas que desenvolve soluções para o mercado ESG e divide suas operações em três núcleos de negócios:

- A AGTech, que atua na certificação de áreas e originação de UCS. É nela que está centrada a metodologia desenvolvida pelo Grupo BMV;

- A fintech Akses, que faz a gestão das UCS. Os proprietários dessas moedas verdes têm acesso às suas carteiras digitais. Essa estrutura se relaciona com bolsas, bancos, fundos e exchanges para distribuição de UCS no mercado;

- ESGTech, através da metodologia e da tecnologia, a plataforma entrega ESG no formato de certificação. Isso é possível para empresas que investem em UCS para adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde.

A solução é end to end, com registro em blockchain da origem ao consumo das UCS, além de outras camadas de segurança. Para trazer ainda mais segurança ao processo há auditorias externas em cada uma das verticais em operação, como validação da UNESP, certificação da SGS e Second Opinion da Sitawi.