Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Relatório da Confederação Nacional do Transporte aponta para o aumento no uso de tecnologia para a gestão de frotas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

CNT divulga estudo detalhado do cenário nacional de transportes e tecnologia - umas das pautas em crescimento

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de lançar um report chamado Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário de Cargas trazendo uma minuciosa análise sobre o panorama do transporte de cargas e logística no Brasil e como os diversos setores que compõem a categoria têm lidado com as crises financeiras e constantes mudanças de cenários.

Entre os objetivos do report está entender quais são os principais entraves enfrentados pelas empresas e como divulgar informações relevantes em termos de gestão das empresas, em diferentes níveis, que auxiliem tanto agentes internos como externos a tomarem decisões mais assertivas em prol dos negócios.

Um dos principais pontos citados na pesquisa da CNT é como a tecnologia tem sido fundamental no aprimoramento da gestão e como ela atua diretamente nos vários setores das empresas, trazendo integração, agilidade e aumentando a lucratividade das operações.

“O relatório com o perfil empresarial, feito com a coleta de dados de muitos profissionais e empresas de TRC [Transporte Rodoviário de Cargas], mostrou como o perfil de gestão nas empresas tem mudado nos últimos anos e como os sistemas inteligentes de gestão têm sido um dos principais fatores na sobrevivência dessas empresas”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve ERP e softwares voltados à gestão de transportes.

Para entender o funcionamento de uma plataforma de gestão de frota, é preciso levar em consideração os diferentes níveis de atuação da tecnologia. Assim, existem sistemas que atuam sobre partes específicas, como monitoramento e rastreamento, controle de consumo de combustível, controle de pneus, e até sistemas mais robustos, como ERPs completos, que integram todas as partes das transportadoras, desde o setor contábil e fiscal até mesmo a gestão de pessoas e índices de desempenho.

A pesquisa aponta que 91,6% fazem uso de softwares de rastreio de veículos, enquanto 39,7% já têm utilizado softwares de roteirização. Esse tipo de tecnologia permite traçar as melhores rotas de entrega com base em uma série de análises que levam em conta a menor rota, gastos com combustível e pedágios e até mesmo rotas mais seguras, com o intuito de evitar locais com maior propensão ao roubo. “Aqui, na Gestran, utilizamos geolocalização, Inteligência Artificial e Big Data para analisar as rotas que sejam mais lucrativas para as empresas”, explica Raymundi.

Paulo Raymundi, CEO da Gestran

Em relação às soluções mais completas, 20% das empresas têm softwares e plataformas de gestão integradas, e normalmente são empresas de médio e grande portes, onde se destacam as ferramentas destinadas à melhoria da qualidade no ambiente de trabalho e à melhoria contínua de processos e produtos.

Outro ponto que a tecnologia também influencia é nos gastos com insumos. Entre os maiores custos operacionais de maior impacto nos gastos das empresas estão: o combustível (81,5% dos entrevistados), a mão de obra (11,2%) e a manutenção dos veículos (3,0%). A Gestran, por exemplo, tem um módulo que, além de buscar o melhor preço de combustível, também promove “leilões” em busca de melhores negociações, sendo, inclusive, parceira de um marketplace de combustível.

Em relação à manutenção, o sistema também permite acompanhar o estado de cada veículo, com manutenções preventivas agendadas e histórico de desempenho, evitando gastos inesperados.

Com uma precificação melhor pelo investimento em gestão, as empresas que optam pela tecnologia acabam se destacando no mercado. Ainda segundo a pesquisa da CNT, a maior parte dos empresários (81,6%) utiliza ferramentas de precificação do frete e estas ferramentas são baseadas também em indicadores de desempenho e preço que ajudam os contratantes na busca pelas melhores ofertas.

“As empresas que não adequarem sua gestão à tecnologia têm grande chance de comprometer suas operações. E o relatório da CNT nos dá suporte para disseminar essa ideia. Cabe aos gestores olharem para o futuro”, reforça Paulo Raymundi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar