Fundo patrocinado pela Jaguar compra RB SEC, pioneira em securitização no país

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine D'Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Braço de negócios da RB CAPITAL, que vai priorizar as outras linhas de negócios de seu ecossistema, se tornará empresa 100% independente

A RB SEC, um braço de negócios da RB Capital e pioneira no mercado de securitização no Brasil, acaba de ser 100% adquirida, nesta quarta-feira, 07 de abril de 2021, por um fundo patrocinado pela Jaguar Growth Partners, gestora norte-americana de private equity.

A RB SEC, uma vez independente, vai direcionar seu foco para o aprimoramento e ampliação de seus produtos e serviços, com a proposta de repensar a forma como se faz securitização no Brasil, com base em investimentos em tecnologia, disrupção e inovação. De acordo com Flávia Palácios, apontada como a CEO que vai continuar no comando da RB SEC, “a securitizadora vai manter seu DNA, oriundo da RB Capital, e oferecer soluções inovadoras e disruptivas, mais agilidade, dinamismo e flexibilidade nas operações de captação de recursos via securitização, com a ampliação do escopo de soluções, contando com a capacidade de investimento do fundo patrocinado pela Jaguar”.

Com o controle total da RB SEC, o fundo patrocinado pela Jaguar visa diversificar seu portfólio, investindo em companhias atuantes no mercado de crédito imobiliário brasileiro e com alto potencial de crescimento por meio de tecnologia. Segundo Mario De Barros, head da Jaguar no Brasil, “a Jaguar já atua e conhece profundamente o mercado brasileiro, pois tem aqui outros investimentos como a Bresco, referência em galpões logísticos, e a Aliansce Sonae, maior plataforma de shoppings centers no país. Com a RB SEC, o objetivo é seguir crescendo no Brasil por meio de uma empresa madura, mas com espírito jovem e disruptivo e um time de elevada expertise”.

O CEO do Grupo RB Capital, Marcelo Michaluá, vê na realização do investimento via venda do braço securitizador uma oportunidade “de focar na construção e consolidação das nossas outras franquias de negócios estratégicas que compõem, de forma única, o ecossistema de serviços financeiros da RB Capital: a RB Asset Management, RB Investimentos e RB Special Opportunities, todas com extraordinário potencial de crescimento, sinergia e complementariedade, acentuado pela nova dinâmica e arquitetura do mercado financeiro brasileiro, que está num processo irreversível de desintermediação financeira”.

A CEO da RB SEC, Flávia Palácios, não descarta a realização de projetos futuros em parceria com a RB Capital, dada a complementariedade dos modelos que a independência da RB SEC proporcionará. Segundo ela, “a meta é manter o protagonismo da RB SEC no novo mercado de securitização que emerge pouco a pouco no Brasil e impulsionar um novo ciclo tecnológico”.

Sobre a Jaguar Growth Partners – Com sede em Nova York, a Jaguar é uma firma de investimentos privada focada em companhias e plataformas imobiliárias, com investimentos na América Latina e na Ásia. Fundada em 2013, ela reúne uma equipe com várias décadas de experiência e ativamente colabora com empreendedores e investidores institucionais para otimizar o valor de seus investimentos em regiões, países e setores de maior atratividade globalmente.

Sobre a RB Capital – O Grupo RB Capital é um ecossistema de serviços financeiros composto por RB Asset, RB Investimentos e RB Special Opportunities, com mais de 20 anos de renomada experiência e liderança no mercado financeiro e de capitais. Desde 2016, a RB Capital juntou forças com a expertise internacional do Grupo ORIX. A ORIX Corporation é um conglomerado global de serviços financeiros com sede em Tóquio, Japão, que opera em 37 países e regiões e tem mais de 37 mil colaboradores. Com USD 22 bilhões em valor de mercado, está entre as maiores companhias públicas do setor financeiro do mundo e conta com USD 400 bilhões em ativos sob gestão (AUM).

Sobre a RB SEC - A RB SEC é a pioneira do setor de securitização no Brasil, mercado cuja história se mistura com a da empresa. A companhia é responsável pela estruturação e emissão de mais de R$44 bilhões em operações de securitização, possuindo hoje sob gestão fiduciária mais de R$30 bilhões em CRI e CRA de sua emissão.