Inovação aberta e as oportunidades para o setor automotivo

• SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Inovação aberta e as oportunidades para o setor automotivo

por Leilane Correia*

Quando decidi escrever sobre inovação aberta e as oportunidades para o setor automotivo, me veio uma questão: como explorar o assunto sem parecer um discurso vazio? Fui buscar essa resposta dentro da própria empresa em que trabalho, a BASF, onde há um forte incentivo à cultura colaborativa, valorização da conexão entre empresas, parceria e cocriação no desenvolvimento de novos negócios. A inovação está no DNA da BASF e ganhou novos horizontes com a inovação aberta, que vem sendo amplamente utilizada para se conectar ao universo das startups. Estender essa experiência ao ambiente automotivo é, sem dúvida, um ganho significativo.

O setor automotivo é um mercado que está em constante transformação e a tecnologia é um aspecto que sempre caminhou ao seu lado. Hoje em dia, o cenário da indústria muda muito rapidamente e as grandes corporações precisam compreender que, sozinhas, dificilmente alcançarão sucesso nesse cenário desafiador. Neste contexto, a parceria entre as empresas e as startups por meio da inovação aberta é uma das formas de avançar a evolução do setor e revolucionar a indústria tradicional para alcançar novas tendências mundiais de mercado, de forma rápida, colaborativa e com foco em entregar valor ao consumidor final da mobilidade.

Mas como podemos tangibilizar essas aspirações em ações concretas?

Dentro da empresa temos um excelente exemplo: a BASF e a Mercedes-Benz se uniram para acelerar startups do setor agrícola. O que as duas empresas têm em comum? Além da origem alemã, uma parceria cliente-fornecedor centenária, as duas companhias compartilham o propósito de levar mais produtividade e rentabilidade, não só ao setor automotivo, mas também ao agronegócio, onde têm forte atuação. E para tornar esse objetivo realidade, uniram forças para resolver alguns desafios com o apoio da inovação aberta.

Num esforço que envolveu o Time de Indústria Automotiva, nosso hub de inovação, o onono, a plataforma de inovação e empreendedorismo AgroStart, e a Mercedes, foram escolhidas três startups para um processo de mentoria, aceleração e cocriação de soluções disruptivas para impulsionar a produtividade e rentabilidade no agronegócio.

A partir dessa experiência, novas parcerias estão evoluindo rapidamente, como com a Bosch, com quem estreitamos relacionamento e esperamos cocriar soluções inovadoras, bem como desenvolver todo um ecossistema de mobilidade. Muitas ideias de iniciativas e propostas de parcerias acabam surgindo de benchmarks que realizamos com outros hubs de inovação no setor automotivo. Durante esses eventos, abrimos espaço para conversas abertas e ideias disruptivas a serem compartilhadas e normalmente isso basta para iniciarmos um projeto em parceria. A Bosch também possui um hub de inovação – o Curitiba Connectory – ponto de conversão inicial entre as nossas estratégias, por exemplo.

Além de iniciativas de cocriação, o onono também provê toda a estrutura para desafios de startups que geram impacto e valor para os nossos clientes. Nos últimos meses, duas montadoras lançaram desafios por meio da central de startups do onono, um relacionado a jornada de reconhecimento do colaborador dentro da companhia e outro à logística reversa de peças das suas concessionárias.

Estamos vivendo um tempo intenso no qual repensar várias atitudes e aprender a ressignificar diversos valores têm sido fundamentais. Mais do que nunca é preciso entender o que está sendo realmente feito no setor e quanto a adoção de novas tecnologias tem sido conduzida com afinco. Novos desafios já estão sendo preparados para o próximo ano. E você, está preparado para apostar na inovação aberta e na transformação de novas oportunidades para o setor automotivo?

*Leilane Correia, consultora de estratégia do Time de Indústria Automotiva da BASF na América do Sul