Dicas para dirigir com segurança no convívio com os ciclistas
São cada vez mais as pessoas que usam a bicicleta como meio de locomoção. É uma forma de unir o útil ao agradável: poupam o dinheiro das passagens de ônibus, trem ou metrô e fazem exercício! Mas nem todo mundo respeita a ciclovia e muitos ciclistas convivem em ruas estreitas com motoristas que dirigem carros seminovos e que acabam se estressando, tendo que dividir a rua com eles.
O uso da bicicleta cresceu não só no Brasil, mas no mundo todo. Um pouco para poupar dinheiro, como já foi dito, e muito por consciência em relação ao aquecimento global. É uma decisão, digamos, ecológica, que leva às pessoas a optar por fazer mais exercício e se movimentar com a bicicleta para os seus diversos destinos.
Há vários anos, a Holanda era o país onde circulavam mais bicicletas do que carros seminovos. Você andava por qualquer rua de qualquer cidade holandesa e só via bicicletas estacionadas em todo lugar. Hoje em dia essa imagem se multiplicou ao redor do mundo, e até as grandes cidades e metrópoles possuem ciclovias, que facilitam o andar dos ciclistas, mantendo eles e os pedestres e motoristas, em segurança, cada um “na sua faixa correspondente”.
Embora existam ciclovias, elas não estão em todas as ruas e avenidas das cidades, obrigando as pessoas que se transladam em bicicleta a rodar por ruas onde há um grande movimento de veículos. A maioria costuma tomar muito cuidado e andam de bicicleta com capacete, luzes de advertência e respeitam aos motoristas. Mas há ciclistas que andam pela cidade sem tomar cuidados, e isso representa um problema para aqueles que dirigem os seus carros diariamente.
A convivência em harmonia está sendo cada vez mais difícil por conta do aumento de ciclistas nas ruas e avenidas. Mas há uma forma de evitar o estresse e possíveis acidentes. São dicas para os motoristas, com a intenção de acalmar o estresse e manter a segurança e a tranquilidade.
Mantenha a distância
Quando você estiver ao volante do seu carro e perceber que há um ciclista por perto, tente manter a calma e, principalmente, a distância. Isso quer dizer: mantenha-se ao menos um metro e meio distante ao passar ao lado de um ciclista ou mantenha uma distância de cinco metros se estiver dirigindo atrás de uma pessoa andando de bicicleta. Essa distância permitirá fazer uma manobra segura diante de qualquer imprevisto que possa acontecer com o ciclista.
Respeite a ciclovia
Aquele que procura respeito deve saber respeitar. Assim sendo, não invada a ciclovia estacionando o seu carro ou descendo do carro do lado da ciclovia. Lembre que esse espaço é exclusivo para que os ciclistas possam andar com segurança.
Tampouco invada os espaços destinados às bicicletas
Assim como as ciclovias, os espaços para estacionar bicicletas devem ser respeitados. A convivência deve ser pacífica!
Muito cuidado na hora de abrir a porta do carro
Na hora de descer do carro, assim que você estacionou, preste muita atenção que não haja nenhum ciclista aproximando-se. Abrir sem olhar a porta, pode provocar não só um grande susto em você e no ciclista, mas também um estrago no seu carro e, pior ainda, um grave acidente com o ciclista: não é raro ver nos jornais um acidente, onde um motorista abriu de repente a porta do carro e o ciclista bateu de frente com a porta e saiu voando, batendo a cabeça no chão. Com certeza, você não vai querer passar por isso, não é verdade?
Muito cuidado na hora de virar
Quando você vira numa esquina, certamente liga a luz correspondente para avisar que está virando. Muito bem, continue fazendo isso, mas verifique que não haja um ciclista perto do seu carro. Lembre-se sempre de manter distância e dirigir com cuidado.
Tenha consideração e paciência
Embora em algumas ocasiões você sinta que perde a paciência ou fica chateado, lembre-se das diferenças entre você e o ciclista: você está dentro de um carro que possui 4 rodas, espelhos e está protegido dentro da cabine do veículo. Já o ciclista só anda em duas rodas, com capacete, joelheiras e dificuldade para virar e observar se alguém circula atrás dele...
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário