Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setor de veículos seminovos comemora alta de 2,3% em fevereiro

Setor de veículos seminovos comemora alta de 2,3% em fevereiro

Enquanto as vendas de carros novos caem pelo segundo mês consecutivo neste ano, o setor de seminovos cresce e celebra alta de 15,9%, se comparado a fevereiro de 2020.

A pandemia do novo Coronavírus trouxe muitas mudanças e desafios para o setor automotivo neste último ano. A falta global de insumos para a produção de carro zero em decorrência das paralisações causadas pela pandemia, seguidas por uma explosão dos pedidos por parte de diferentes segmentos da indústria tem afetado diretamente este mercado.

Atualmente, o segmento de veículos novos compete com os fabricantes de videogames para a compra de chips e com a construção civil para adquirir aço. Na comparação com fevereiro de 2020 houve queda de 16,7% nas vendas de carro zero. Já em relação a janeiro, a retração foi de 2,2%, segundo dados prévios com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Para Flávio Maia, diretor de marketing da Assovemg (Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos de Minas Gerais), o principal ponto a considerar no balanço de mercado de fevereiro é a procura maior pelos automóveis seminovos, enquanto, para os carros novos, a tendência é de forte queda. “O carro usado subiu e o zero despencou. Está faltando produtos, as fábricas estão sendo obrigadas a darem férias coletivas”.

De acordo com os números divulgados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as negociações de modelos seminovos tiveram um crescimento de 2,3% em fevereiro em comparação com janeiro. Já com relação a fevereiro do ano passado, a alta é de 15,9%. “Sem carros novos para pronta entrega e com os preços altos, muitos consumidores migraram para o setor de usados”, comentou o diretor de marketing.

Expectativa de alta dos seminovos

Com as novas medidas de contenção do coronavírus e determinações de lockdown em inúmeras cidades do país e também em Minas Gerais, o reflexo aparece na maior procura pelos carros usados e seminovos, que seguem em alta, frente à decaída dos veículos zero quilômetro. “Com a escassez dos carros novos, a perspectiva é que o preço aumente e, ainda que esse aumento não seja substancial, compradores podem ter que esperar mais para obter o veículo desejado”, alertou Maia.

De acordo ainda com Flávio, a produção global de veículos não deve retornar ao seu nível de 2019 antes de 2022. “Em relação aos semicondutores, o lapso da oferta deve ser amenizado a partir de, no mínimo, o segundo trimestre. Ainda assim, levará ainda um tempo para o setor se recuperar dos problemas gerados pela pandemia”, afirma.

Fonte: Flávio Maia, é empresário, diretor de marketing da Associação de Revendedores de Veículos em Minas Gerais (ASSOVEMG) e fundador da AutoMAIA Veículos, em Belo Horizonte (@assovemg).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo