Brasil,

Localiza neutraliza suas emissões operacionais de CO2 em linha com sua estratégia em mudanças climáticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por meio da aquisição de crédito de carbono de uma fábrica em Ituiutaba (MG), Companhia avança na sua agenda de sustentabilidade, alinhada ao Pacto Global da ONU

A Localiza foi a primeira empresa de locação de carros no Brasil a reportar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no GHG Protocol e informa que compensou, este mês, as emissões de carbono das suas operações referentes a 2019, cerca de 19.540 toneladas de CO2 equivalente. O resultado foi possível a partir da aquisição de créditos de carbono de uma fábrica de cerâmica de Ituiutaba, interior de Minas Gerais, que substituiu a lenha nativa pela biomassa para alimentação de seus fornos.

Dentro de sua estratégia de ESG, a Localiza assumiu o compromisso de anualmente protocolar suas emissões no GHG Protocol. "Com a compensação das emissões, damos mais um passo importante para a mitigação de nossos impactos, além de contribuir para a sustentabilidade de um importante projeto socioambiental do nosso estado", afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza. Desde janeiro de 2020, as medidas relacionadas às emissões de GEE permitiram que a Companhia passasse a ser também a primeira empresa do setor de aluguel de carros a integrar o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, voltado para as empresas do IBrX-100 - que reúne as 100 companhias com mais ações negociadas na bolsa de valores.

A neutralização se refere às emissões operacionais da Companhia, dentro dos escopos 1 e 2, que abordam movimentação de frota corporativa, ar condicionado, energia elétrica, transporte de carros entre montadoras, agências e lojas, entre outros. Essa iniciativa acompanha a evolução da Localiza no cumprimento do Pacto Global da ONU, do qual a companhia é signatária desde 2017. Com o investimento no projeto, estão sendo contemplados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) referentes a energia limpa e acessível; consumo e produção responsáveis; e vida terrestre, uma vez que o projeto da fábrica elimina incentivos para o desmatamento e apoia recuperação de nascentes com plantio de árvores nativas.

Além de neutralizar suas emissões, a Localiza contribui ainda para a diminuição das emissões de GEE de sua operação ao abastecer toda sua frota com etanol; adotar energia solar em parte de suas agências e lojas; substituir equipamentos de alto consumo de energia como por exemplo aparelhos de ar condicionado, por outros mais econômicos; entre outros. "A redução e a neutralização das nossas emissões fazem parte dos nossos temas materiais. Iremos evoluir ainda mais nesse sentido", explica Linhares.

Benefícios compartilhados

A Localiza se tornou parceira institucional, no final de 2020, do Programa Compromisso com o Clima, do Instituto Ekos, instituição responsável por fazer a conexão entre empresas e projetos sustentáveis para compensação de emissões de gases de efeito estufa. "Nos aliamos a uma instituição de alta reputação para motivar outras empresas a aprimorarem suas ações de responsabilidade climática. As iniciativas viabilizadas pelo Compromisso com o Clima tem essa importante missão de engajamento do setor privado, além da disponibilização de projetos socioambientais que passam por um rigoroso processo de avaliação dando segurança na escolha da forma de compensação", conta Daniel Linhares. Depois de minuciosa análise, a Localiza decidiu adquirir créditos de carbono da Cerâmica Ituiutaba, fábrica especializada na produção de telhas com 40 colaboradores.

Em 2008, a empresa familiar começou a investir em uma nova matriz energética que substituiu o uso da lenha nativa por biomassa para alimentação dos fornos responsáveis pela queima das telhas. Essa troca gera ganhos imensuráveis para o negócio, o meio ambiente e a comunidade onde a fábrica está inserida: diminui e desestimula a extração de madeira; reutiliza resíduos de outras indústrias - cavaco de pinus e eucalipto, espiga de milho, casca de arroz -; e ainda aumenta a segurança dos colaboradores, que não precisam mais manejar os troncos de lenha.

Os benefícios não são apenas socioambientais, mas também operacionais. Com a mudança da alimentação dos fornos, houve ganho também na eficiência energética: a combustão da biomassa gera resultados melhores que a da lenha. "Com essa mudança, temos um ganho maior de produtividade, de controle de qualidade e ainda geramos menos perda de material", explica Mário Yunes, sócio-diretor da Cerâmica Ituiutaba.

A venda de crédito de carbono para a Localiza irá possibilitar à fábrica que projetos parados devido à recente queda do setor de construção civil voltem a ser realizados, como o programa de educação ambiental e a horta comunitária mantida pela empresa. "Com o recurso da Localiza, realizaremos também adequações na nossa planta para melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores, como novos banheiros e refeitório, além de um investimento no aperfeiçoamento do nosso processo de secagem, que irá diminuir a porcentagem de rachadura nas telhas e consequentemente diminuição de perda de produção", completa Yunes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar