Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Importância do treinamento dos motoristas profissionais no sucesso das transportadoras

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Com avanços do mundo corporativo, transportadoras estão a cada vez mais envolvidas em processos de modernização e capacitação de seus profissionais

Segundo um estudo do LinkedIn, mídia social focada em conexões para o mercado de trabalho, em 2020, a profissão motorista apareceu na décima posição no ranking de profissões em alta. Nos últimos cinco anos, a demanda por profissionais do transporte teve um aumento de aproximadamente 68%.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e consequentemente o nível de qualificação vem se tornando maior. No segmento do transporte rodoviário, a capacitação de motoristas é essencial para diminuir os custos e para promover uma distribuição eficiente de mercadorias. Hoje, não basta ter uma habilitação, é necessário treinamento. De acordo com o LinkedIn, o motorista que deseja obter sucesso deve conhecer técnicas de relacionamento com o cliente e dominar conceitos tecnológicos com facilidade.

De acordo com Joyce Bessa, head de gestão estratégica, finanças e pessoas da TransJordano, transportadora especializada em transporte de combustíveis, o treinamento é fundamental para o motorista entender os processos da empresa. “Assim eles estarão capacitados para entender a dinâmica da empresa, como funciona a operação que ele atenderá, quais serão as regras que ele vai cumprir, o que a transportadora espera dele e qual o propósito e a missão da transportadora. Tudo isso também serve como forma de engajar esse profissional e fazer com que ele se sinta parte da empresa em que atuará”.

O setor de transporte rodoviário de cargas é responsável por aproximadamente 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, o segmento é o principal meio de abastecimento do mercado e da indústria e movimenta cerca de 65% de tudo o que é produzido no país. Isso cria uma enorme responsabilidade para os profissionais da estrada e pede que eles estejam devidamente treinados para atender às crescentes demandas vindas do mercado.

Esse desafio do treinamento também é das transportadoras, que precisam criar uma estrutura especializada para desenvolver esses profissionais. Segundo Bessa, o treinamento precisa ser oferecido por profissionais especializados, com acompanhamento constante durante o período. “Na TransJordano, o motorista fica uma semana em treinamento teórico, no qual ele estuda desde assuntos gerais, como regras de saúde e dicas e normas de segurança, até questões de comportamento e atendimento ao cliente. Todo esse processo é acompanhado por um profissional específico. Depois disso, o motorista ainda passa por um período de treinamento prático, que é acompanhado por um padrinho e por um motorista monitor”.

O mundo corporativo opera como um ciclo, e preparar funcionários faz com que as empresas se desenvolvam e alcancem o sucesso. As transportadoras estão cada vez mais envolvidas em processos de modernização, de capacitação de seus profissionais e principalmente de treinamentos dos motoristas.

“O setor de transporte de cargas é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país, razão pela qual cada vez mais os clientes exigem das transportadoras profissionalismo, tecnologia e gestões eficazes. Para isso, as empresas precisam se aprimorar, e isso passa fundamentalmente pelo treinamento adequado dos motoristas. Esse processo é de grande importância para o sucesso das transportadoras”, finaliza a executiva.

Sobre Joyce Bessa:

Formada em administração de empresas e pós-graduada em Gestão em Negócios, Joyce Bessa atua como Head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas na TransJordano, empresa especializada no transporte de combustíveis e como Vice Coordenadora Nacional da Comissão de Jovens Empresários do setor de Transportes – COMJOVEM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo