Brasil,

Resiliência: a "vacina" do setor automotivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Willians Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Maior investimento em tecnologia vai permitir criar uma cultura de resiliência para que as empresas possam sobreviver às exigências dos novos negócios

Por Antonio Carlos Brito, Sr. Principal, Digital & Value Engineering LATAM na Infor

O setor automobilístico tem diversos desafios bem específicos devido às suas características de produção e de vendas. Por essa razão, uma boa estratégia de logística é um dos principais fatores para o sucesso das empresas do segmento. No entanto, a pandemia da Covid-19 apresentou uma série de vulnerabilidades que impactaram a performance do supply chain automotivo e, consequentemente, os negócios dessas empresas.

Em abril de 2020, a probabilidade de inadimplência dos fornecedores de peças e equipamentos automotivos cresceu 20%, ante 5% no início de 2020, segundo dados da consultoria S&P Global Market Intelligence. De acordo com a S&P, os fornecedores sentiam a mesma dor das montadoras para as quais vendem os seus produtos, em meio a uma queda global na demanda por novos veículos e desaceleração na produção. Para superar essa dificuldade, a cadeia logística do setor automotivo precisa de uma espécie de própria “vacina”, que leva o nome de resiliência.

Resiliência não é negociável

A resiliência do supply chain automotivo é um requisito não negociável para inovação e crescimento em escala. Em tempos de crise ou não, é mandatório que as empresas combatam a falta de transparência de processos, a ausência da colaboração dos dados e, principalmente, práticas ineficientes de gestão.

A regra é clara: as cadeias logísticas não podem se acomodar. Elas precisam criar um mindset voltado para inovação e reinventar o supply chain de forma que seja orientado por dados, inteligência de negócio, e amplamente proativos e preditivos.

Um olhar mais atento sobre a visibilidade do supply chain também permite aumentar a capacidade das empresas de rastrear matérias-primas e componentes de fornecedores em toda a rede logística em tempo real, criando uma cultura de respostas proativas e oportunas para lidar com situações emergentes, além de reduzir o risco de interrupção das operações.

Visibilidade em tempo real pode ajudar a resolver um problema antigo da logística: usar uma abordagem centrada para resolver inconsistências de várias empresas.

Apoio crucial da tecnologia

E mais uma vez, o papel da tecnologia é fundamental para a evolução da cadeia logística das empresas automotivas. Investir em inovação representa ter maior integração entre toda a cadeia, visibilidade das operações de forma dinâmica e assertiva e maior controle sobre todo o processo. No final, o resultado é: maior competitividade, mais tempo para tomar decisões, menos custos e maior produtividade.

Os desafios do setor automotivo serão cada vez maiores, mas a inovação vai permitir criar uma cultura de resiliência para que as empresas possam sobreviver às exigências dos novos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar