Número de passagens por pedágios em dezembro apresenta recuo em relação ao período pré-pandemia, revela Repom
Menor movimento no agronegócio impacta deslocamentos em rodovias e reduz ritmo no último mês de 2020
Segundo o Índice de Frete e Pedágio Repom (IFPR), o ritmo de passagens nas praças de pedágio das rodovias brasileiras em dezembro foi 4% menor que em janeiro e fevereiro de 2020. O volume de movimentações registrado pelo índice da Repom, marca da Edenred Brasil, líder em soluções de gestão e pagamento de despesas para frota própria e terceirizada, foi bastante similar a novembro.
“Dezembro teve uma leve redução no ritmo em relação a novembro, o que era esperado, principalmente em função do menor movimento de safra no agronegócio e de veículos pesados em geral”, pontua Thomas Gautier, Head de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil.
Considerando as passagens realizadas por tipo de veículo, os veículos pesados apresentaram pequena variação em relação ao período pré-pandemia, com redução de 0,8%, o que confirma a desaceleração da taxa. Em outubro, o volume estava 13% maior que em janeiro e fevereiro; em novembro, houve queda e o saldo positivo estava em 7%. Em relação aos veículos leves e médios, o cenário continuou negativo e registrou o mesmo índice de outubro, de 6,5% de recuo nas passagens.
As grandes rodovias também apresentaram volume reduzido de passagens por pedágios em dezembro, se considerado o período pré-pandemia. A SP-021, Rodoanel Mário Covas, teve redução de 9,7% no volume de passagens registrado no mês. Em abril e maio, esse índice foi de 22% de recuo. A SP-330, Rodovia Anhanguera, também não apresentou volume maior que em janeiro e fevereiro do ano passado: foram 5,7% menos em dezembro. Já a BR-116, rodovia litorânea que se inicia no Ceará e termina no Rio Grande do Sul, apresentou volume 4,6% menor.
Nos Estados, dezembro registrou reduções na comparação com novembro em quase todas as unidades federativas. A exceção foi Minas Gerais, cuja movimentação foi 5% maior. Mato Grosso, com recuo de 9%, e Santa Catarina, cujo volume de passagens apresentou redução de 3%, tiveram as maiores quedas.
“Mato Grosso é um polo agroindustrial do Brasil e, consequentemente, foi afetado pela redução nos movimentos de safra. Já São Paulo e Paraná seguem com recuo na casa de dois dígitos. Nas rodovias paulistas, a redução foi de 13%, conforme mostra nosso último levantamento. No Paraná, foram 15% menos passagens por pedágios”, completa Gautier.
O IFPR é um estudo mensal que atualiza o cenário do frete rodoviário e também das passagens nas praças de pedágios das principais rodovias brasileiras, desenvolvido pela Repom, que intermedia mais de 30 milhões de transações por ano, com mais de 1 milhão de caminhoneiros em sua base. Com o conhecimento de mercado de mais de 25 anos, a Repom conta com um forte DNA financeiro e de inovação por meio de suas plataformas e soluções, usando metodologia ágil, para que seus públicos atinjam altos níveis de eficiência nas operações.
Sobre a Repom
A Repom compõe a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Ticket Log e Edenred Soluções Pré-Pagas. A marca, que conta com 26 anos de experiência no mercado rodoviário, reúne um portfólio completo de soluções para toda a cadeia logística com foco em frota pesada, seja ela própria ou terceirizada, resultando em ganho de tempo para a indústria, o transportador e o caminhoneiro. Suas soluções incluem gestão e meios de pagamento de despesas de transporte rodoviário de cargas.A cada ano, são realizadas mais de 25 milhões de transações. Todos os dias, a marca se relaciona com mais de 2.000 empresas-clientes, 2,2 milhões de comerciantes da rede Mastercard e 19.000 postos credenciados pela Repom, que atendem mais de 600 mil caminhoneiros.A marca também conta com o Clube de Benefícios, que tem como propósito ser o companheiro dos caminhoneiros na estrada, os conectando a produtos e serviços para sua vida e trabalho. O Clube foca em cinco pilares prioritários: bem-estar e saúde, educação, finanças, negócios e lazer. Um exemplo de iniciativa é o Clube da Estrada Repom, que oferece comodidade, conforto e informações aos motoristas em postos de combustíveis instalados nas principais rodovias do País. São 18 unidades em operação, que já receberam mais de 390 mil visitas. O companheirismo também está presente na jornada dos caminhoneiros pelos meios digitais, como no Aplicativo Repom e na página do Clube da Estrada no Facebook.
Sobre a Edenred
We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 80% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv'). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case "Serviço de Utilidade Pública".
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