Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Acidentes de trânsito no verão: atendimento especializado reduz risco de morte e sequelas

Especialista do Hospital 9 de Julho alerta que mesmo pessoas sem lesões aparentes devem procurar atendimento

As medidas de isolamento adotadas ao longo de 2020, por conta da pandemia, tiveram um impacto positivo no número de acidentes de trânsito. Com menos veículos em circulação nas cidades e diminuição na frequência de viagens de lazer, o Estado de São Paulo registrou queda no número total de acidentes no período, com 11 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes.

No entanto, o mês de janeiro costuma registrar aumento de circulação de carros nas estradas. O auge do verão estimula um aumento nas viagens e, mesmo nesse ano atípico, exige mais atenção dos motoristas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, em janeiro de 2020 foram registrados mais de 13 mil acidentes de trânsito com vítimas, dos quais 406 resultaram em óbito.

Dr. Renato Poggetti, cirurgião em Trauma e coordenador do Centro de Referência de Trauma do Hospital 9 de Julho, afirma que, em acidentes de trânsito, o socorro rápido é fundamental para aumentar a chance de sobrevivência. “O primeiro atendimento profissional deve ser realizado em até uma hora após o incidente, para evitar complicações como sequelas graves e até mesmo a morte”, diz o especialista.

Após o socorro no local do acidente, o paciente deve ser levado a um hospital capacitado para o tratamento de casos urgentes. Nessa etapa, o atendimento precisa ser feito por profissionais especializados, com abordagem multidisciplinar, ágil e coordenada.

A pandemia de Covid-19 impôs mudanças também na resposta médica a traumas. Desde a chegada do novo coronavírus ao país, o atendimento emergencial a acidentes de trânsito, entre outros traumas, passou a contar com novos desafios - como a dificuldade em saber se o paciente está contaminado. “Para evitar que se contaminem, as equipes de trauma precisam trabalhar sempre com a possibilidade de que aquela pessoa esteja transmitindo o coronavírus e manter-se paramentada e alerta durante todo o tempo”, conta o especialista.

Dr. Renato Poggetti alerta que, mesmo em casos de acidentes de menor gravidade, no qual os envolvidos parecem não ter sofrido ferimentos, é necessário procurar um hospital especializado para avaliação profissional. “No trauma, nem sempre as consequências são visíveis e as vítimas podem estar com lesões internas, até mesmo com hemorragias graves com risco de morte. Por isso, é essencial buscar atendimento para realização de exames”, diz.

Sobre o Hospital 9 de Julho

Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho é referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Urologia, Trauma e Ortopedia.

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e 5 mil médicos cadastrados, o hospital possui 470 leitos, sendo 110 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.

Além disso, oferece atendimento ambulatorial no Centro de Medicina Especializada com mais de 50 especialidades e 12 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma.

O Hospital 9 de Julho pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde.

A instituição possui certificação internacional de qualidade, conferida pela maior acreditadora de qualidade do mundo, a Joint Commission International – JCI, desde 2012. Sua unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente, é a única no mundo com a linha de cuidado certificada pela JCI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo