Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista explica quais fatores podem fazer você perder sua habilitação e como recorrer em caso de multas e suspensões indevidas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Mateus Macruz Cinto
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O novo código de trânsito entra em vigor em abril. Veja o que muda e os impactos para os condutores de todo o Brasil

O ano de 2021 começou com diversas mudanças para os motoristas brasileiros. Em outubro de 2020, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei (PL) 3.267/2019 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O PL tem 180 dias para ser colocada em prática. Portanto, até o dia 12 de abril, os motoristas de todo território brasilieiro deverão se adequar às novas regras de trânsito. Dentre essas mudanças, estão a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a quantidade máxima de pontos para a suspensão da mesma.

De acordo com a lei, serão necessários 40 pontos para a perda da CNH (atualmente eram precisos apenas 20). Entretanto, esse número pode diminuir com o ganho de multas gravíssimas, como falar no telefone celular, por exemplo, passando para 30 ou 20 pontos. Analisando esse novo cenário, Lucas Oliveira, fundador da Mister Multas, especialista em trânsito e em processos de multas indevidas, afirma que o número de multas poderá aumentar com a nova lei. "O motorista poderá se sentir mais livre para praticar infrações e para acumular pontos", afirma o fundador da Mister Multas.

Entretanto, ter muitos pontos na carteira não é a única maneira de perder a CNH. "Muitos condutores não sabem os motivos que podem levar à suspensão da carteira de motorista. Ser autuado na Lei Seca, por exemplo, implica na perda do documento", ressalta Lucas.

Os motoristas também deverão estar atentos para a mudança da validade da CNH. "Todos habilitados que tenham menos que 50 anos, a carteira agora valerá por dez anos; entre 50 e 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos; 70 anos ou mais, a CNH passa a ter validade de três anos", explica Oliveira.

Para os profissionais, como motoristas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas, a atenção deve ser dobrada para a verificação do exame toxicológico. Com a nova lei, o exame deverá ser feito a cada dois anos e meio, metade do prazo anterior. Caso o motorista não execute essa ação, sua CNH poderá ser suspensa por três meses, além de ter que pagar uma multa no valor de R$ 1.467,35.

Como toda mudança gera dúvidas e requer adaptação, é possível que as novas regras resultem em multas e cobranças indevidas. Nesses casos, o condutor deve entrar com processo para recorrer. A Mister Multas, rede de franquias com mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, auxilia o condutor juridicamente no processo de recuperação da CNH, além de processos relacionados a multas indevidas.

"Existem inúmeros casos de aplicação de multas erroneamente, nas quais o motorista acaba efetuando o pagamento por não ter conhecimento de seus direitos", destaca Lucas Oliveira.

Sobre a Mister Multas

A Mister Multas é uma rede de franquias especializada em recursos de trânsito focada em condutores que têm problemas com a carteira de motorista e necessitam de suporte técnico e jurídico de qualidade para elaborar suas defesas junto aos órgãos de trânsito.

Com um time de profissionais qualificados, a equipe da MisterMultas analisa os casos individualmente desenvolvendo um plano de ação jurídico, para que esses processos sejam levados adiante e que os motoristas não percam suas habilitações. A rede conta com mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil. O público-alvo para venda de franquias são advogados ou empresários que já atuam em segmentos correlatos como despachantes, contadores, corretores de seguro, donos de autoescolas, etc. A taxa de franquia para se tornar um franqueado da marca é de R$ 14.900,00, sendo que o tempo médio de retorno do investimento é de 6 meses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar