Brasil,

Vendas de carros novos em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Antunes / Imagem: Divulgação
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

A venda de carros novos no Brasil, e também no resto do mundo, teve uma grande quebra em 2020. Fevereiro de 2020 foi o único mês em que se venderam mais carros do que no mesmo mês de 2019, mas a diferença de 2.800 carros vendidos a mais é facilmente explicada pelo fato de fevereiro de 2020 ter mais um dia do que fevereiro de 2019. De resto, no total do ano de 2020 foram vendidos menos 709.127 carros do que em 2019. Foi como se 2020 tivesse menos 3 meses e esta diferença corresponde a uma quebra de 27% nas vendas, o que levou a uma grande crise no setor automóvel no Brasil. Todos nós sabemos que a pandemia foi a principal causa desta crise, principalmente em abril e maio quando as vendas diminuíram 76%.

No entanto, segundo a tabela FIPE carros, o preço dos carros novos não baixou e, em muitos casos até subiu. Embora pareça estranho que quando as vendas caem os preços subam, isto também tem uma explicação. O valor do Real Brasileiro face ao Dólar Americano teve em 2020 uma grande variação e o Real Brasileiro chegou a perder mais de 25% em comparação com o Dólar Americano. Esta variação tem um impacto muito forte no setor automóvel que tem de importar muitas peças e matérias primas, além dos valores que as montadoras têm de pagar em licenças às marcas automóveis.

Mas a quebra nas vendas de carros novos também tem mais impactos. Algumas fábricas importantes no Brasil pararam a produção ou fecharam por completo. Um dos maiores exemplos é a Ford que estava no Brasil há cerca de 100 anos a produzir automóveis e que agora decidiu fechar as fábricas e deixar de produzir no Brasil.

Uma fonte de receita importante dos municípios brasileiros é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, normalmente apenas chamado de IPVA e que, com a quebra de vendas de carros novos também vai ter um impacto significativo em 2021.

A venda de carros usados também foi bastante afetada em 2020, embora em Dezembro de 2020 tenha havido mais 183.245 carros usados que mudaram de proprietário, no acumulado do ano houve menos 1.387.185 carros usados a mudarem de proprietário.

No caso dos seguros, com menos carros vendidos, há menos seguros novos a serem feitos e o setor também terá aqui uma diminuição da receita. Por outro lado tem havido uma menor circulação de pessoas e isso pode levar a menos acidentes e a menos custos por parte das seguradoras.

Esperemos que 2021 seja o ano da recuperação do setor automóvel, mas esta crise ainda poderá demorar bastante tempo até voltarmos a números de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar