Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Carros usados ganham relevância nas concessionárias e setor oferece oportunidades para 2021

Apesar de contar com volumes abaixo de anos anteriores, mercado da categoria reverteu as quedas causadas pela primeira onda da pandemia no Brasil

O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil mostrou força diante das dificuldades causadas pela pandemia de Coronavírus e conseguiu apresentar uma recuperação rápida a partir do segundo semestre de 2020. O estudo Performance Veículos Usados 2020 (PVU), produzido pela consultoria automotiva MegaDealer em parceria com a AutoAvaliar, maior plataforma online de vendas de veículos usados do país, revela que as concessionárias de veículos do país, em geral, superaram relativamente bem a queda dos volumes constatando um aumento significativo nas margens brutas e na velocidade do giro de estoque.

Para realizar o estudo, a equipe de Big Data da MegaDealer analisou mais de 1.700.000 dados transacionais registrados na plataforma Auto Avaliar durante o ano de 2020, permitindo robustez estatística e confiabilidade únicas sobre o mercado de carros usados no Brasil

“O momento do mercado é positivo e isso sugere uma boa oportunidade para 2021”, acredita Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil. “Cada vez mais o departamento de usados ganha relevância dentro das concessionárias. Então aqueles que conseguirem se estruturar neste setor, e trabalhar com uma estratégia focada, certamente terão bons resultados”.

De acordo com o especialista, mesmo em um momento de dificuldade causado pela pandemia, principalmente no primeiro semestre de 2020, as concessionárias brasileiras conseguiram agiram com rapidez para evitar as dificuldades de caixa e de liquidez. “O setor aprendeu muito com crises anteriores, e desde então já buscavam trabalhar de maneira mais enxuta, reduzindo custos, e isso acabou fortalecendo parte dos grupos. Até por isso o mercado brasileiro mostrou uma recuperação já no segundo semestre”.

Giro de estoque segue em queda pelo sétimo mês consecutivo

Um dos índices que mais refletem as condições do mercado é o Giro de Estoque, que representa o período de dias entre a captação do usado e sua data de venda na concessionária. Em 2020, esta média foi de 41 dias, inferior aos 48 dias de 2019, e vale destacar que em dezembro o giro de estoque médio foi de 26 dias, refletindo um mercado aquecido, mas também a falta de veículos usados.

Ticket médio do Brasileiro cresce em 2020

Um dos reflexos da pandemia foi o aumento do preço dos veículos no Brasil, seja pela escassez de automóveis novos e usados, ou pela falta de insumos, que provocou paralisações nas linhas de produção de grandes montadoras. Desta maneira, o ticket médio do carro usado vendido em dezembro atingiu o maior valor anual, chegando a R$48.823. Em 2019, este índice apontava uma compra média de R$ 42.103 mil.

“Neste aspecto, é importante destacar ainda uma mudança de comportamento do consumidor, que, por conta da pandemia, passou a evitar o transporta público, e passaram a procurar por carros mais completos, e que oferecem mais conforto”, acredita Braga.

Chevrolet é principal alvo dos clientes da Ford

Com o anúncio de que a Ford vai interromper as suas linhas de produção no Brasil, alterando significativamente a sua participação no mercado local, agora como uma importadora, o estudo PVU revela que a Chevrolet pode ser um dos destinos favoritos dos antigos clientes da marca. Excluindo-se os 40% de proprietários “leais” que trocaram seus automóveis por outro Ford, 24% compraram carros da concorrente americana. Na sequência, aparecem Hyundai (15%), Fiat e Volkswagen (ambos com 13%)

Demanda segue aquecida em 2021, e tomada de decisão pode definir sucesso do negócio

Para o J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, as dificuldades de produção impostas pelo Coronavírus devem continuar afetando o mercado em 2021, principalmente enquanto não houver uma vacinação em grande parte da população. Desta maneira, a demanda por veículos deve continuar superando a oferta, o que oferece uma série de oportunidades para o mercado.

“No fundo trabalhar com uma estratégia eficiente segue sendo fundamental para o negócio, e ter dados confiáveis para promover as análises e tomadas de decisões é muito importante”, acredita. “Por enquanto o que o mercado nos mostra é que a captação segue como uma boa oportunidade de aumento de vendas de veículos novos e ao mesmo tempo, é fundamental para a reposição do estoque. Além disso, a precificação correta de mercado, e o ajuste do giro de estoque são ações chave para maximizar ganhos na estratégia comercial”.

Sobre a Auto Avaliar

A Auto Avaliar é uma empresa brasileira presente em cinco países, provedora de uma solução completa para compra, venda e gestão de veículos usados. No modelo de One Stop Shop, oferece um aplicativo para mais de 3,5 mil concessionárias melhorarem e padronizarem a avaliação de veículos usados, precificando os veículos de forma correta, rápida e justa. O app realiza mais de 165 mil avaliações todos os meses. Após a avaliação, os veículos são disponibilizados em um marketplace para mais de 30 mil lojistas de todo o Brasil, onde mais de 180 mil veículos são transacionados anualmente em sistema de bid, tudo com segurança, transparência, eficiência e alta rentabilidade. Desde sua criação em 2015, a Auto Avaliar já expandiu suas operações para os Estados Unidos, México, Argentina, Portugal e Chile, além de se consolidar como o principal portal de venda de veículos B2B do país.

Sobre a MegaDealer

Fundada em 1991, a MegaDealer possui operações no Brasil, México e Estados Unidos e é atualmente uma das principais empresas de consultoria e treinamento especializada em Big Data e Pesquisa no negócio de “distribuição de veículos” para montadoras e concessionárias. Ao longo de sua trajetória, a companhia sempre se manteve à frente das novas tendências para administração do negócio, com parcerias estratégicas com as maiores empresas globais desenvolvedoras de soluções para o aprimoramento das operações do varejo automotivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo