Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Carros sem motorista correrão em Indianápolis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

O circuito de Indianápolis começou a ser construído em 1909 e desde 1911 serve de palco para uma das mais famosas provas automobilísticas do mundo, as 500 milhas de Indianápolis.

Em outubro deste ano, o local vai receber uma corrida diferente, a Indy Autonomous Challenge, uma corrida de carros sem motorista, envolvendo 30 equipes de universidades - o time ganhador receberá um prêmio de 1 milhão de dólares, o segundo e o terceiro levando 250 mil e 50 mil respectivamente.

Os organizadores dizem que o evento busca incentivar estudantes a desenvolverem softwares para veículos autônomos e inspirar jovens a se encaminharem para a área STEM - Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Para garantir o equilíbrio da disputa, todas as equipes usarão um mesmo carro, um Dallara IL-15, com um motor Mazda 2.0 de 4 cilindros turbo - os participantes deverão se preocupar apenas com o software.

Não será apenas uma corrida, será um hackathon, uma competição com cinco etapas, sendo a primeira a elaboração e submissão de um documento no qual os participantes descreverão a abordagem que pretendem abordar para o desenvolvimento do software. Nas etapas seguintes, os participantes deverão detalhar seu projeto, construir e testar o software, culminando com a corrida propriamente dita.

Serão 20 voltas pelo circuito de 4.023 metros, que deverão ser percorridas em até 25 minutos, a uma velocidade média de no mínimo cerca de 190 km/h.

O evento tem muitos patrocinadores, desde empresas de software até os fornecedores dos veículos, de pneus e outros.

Em 2019, no Reino Unido, o Robocar, um veículo movido por 4 motores elétricos, bateu o recorde mundial de velocidade para veículos autônomos, cerca de 282 km/h. Esse veículo não tem lugar para motorista e passageiros. É interessante lembrar que em certa ocasião um Robocar, logo após a largada, simplesmente mudou de rumo e espatifou-se ao chocar-se com o guard rail.

É mais um passo rumo aos veículos autônomos, embora sua popularização, ao que parece, não está tão próxima.

Vivaldo José Breternitz é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo