Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Can-Am conquista Dakar pelo 4º ano consecutivo e sul-americanos mostram supremacia nos UTVs

- Competindo com o Can-Am Maverick X3, os chilenos Chaleco Lopez e JP Vinagre da South Racing Can-Am venceram metade das etapas;

- Brasil conquista vice-campeonato com Gustavo Gugelmin na dupla com o piloto norte-americano Austin Jones, da Monster Energy Can-Am;

- Vitória na última especial foi da dupla brasileira formada por Reinaldo Varela e Maykel Justo, que também fecharam Dakar 2021 no top-5 geral entre os UTVs.

Depois de 12 etapas, o Rally Dakar 2021 chegou ao fim nesta sexta-feira, na Arábia Saudita, consagrando a Can-Am como a grande campeã na categoria UTV. Pelo quarto ano seguido, a marca foi a melhor na competição que é considerada o rali mais difícil do mundo em diversas categorias.

A América do Sul dominou o pódio mostrando a supremacia das suas duplas no esporte. Dos últimos quatro anos, os competidores sul-americanos conquistaram o título em três deles, correndo de Can-Am. Em 2018, os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin foram os campeões; em 2019 foram os chilenos Francisco “Chaleco” Lopez e Alvaro Quintanilla. Este ano de 2021 marca o quarto triunfo seguido da Can-Am e segundo de “Chaleco”, agora com o navegador Juan Pablo Vinagre.

O Brasil ainda registrou uma forte presença na categoria UTV do Dakar com resultados relevantes. O vice-campeonato ficou com a dupla do navegador Gustavo Gugelmin e o piloto Austin Jones, da equipe Monster Energy Can-Am, apenas 17min23seg atrás dos chilenos. Outro excelente resultado foi da dupla Reinado Varela e Maykel Justo, também da Monster Energy Can-Am, que venceu a etapa final e, com chegada em Jeddah, conquistou a 5ª posição na geral acumulada.

“Vencer o rali pelo quarto ano consecutivo nos dá muito orgulho, já que o Dakar é realmente a corrida mais difícil do mundo. Para dominar essa prova, o Maverick X3 precisou estar preparado e ter capacidade de superar cada cenário potencialmente difícil. Planejamos as condições mais adversas, analisamos como nossas máquinas reagem ao longo dos 12 dias e aplicamos nossos aprendizados em toda a nossa linha. No final do dia, tudo o que fazemos é para melhorar a experiência dos nossos pilotos”, diz Bernard Guy, Vice-Presidente Global em Estratégia de Produto da BRP.

O bicampeão do Dakar, Chaleco e o navegador Juan Pablo encerraram o Dakar com o total cronometrado em 53 horas, 41 minutos e 2 segundos, vencendo 6 das 12 etapas.

“É um sonho realizado, e a sensação de vencer a corrida mais difícil do mundo é absolutamente emocionante. Foi um grande trabalho de preparação focado em vencer o Dakar. Mas, nada disso seria possível se não estivéssemos com a máquina certa: o Can-Am Maverick X3. Esta ‘fera’ pode enfrentar qualquer coisa e você pode encarar qualquer desafio, seja na areia, nas pedras ou na lama. O Maverick X3 entrega uma mistura perfeita de velocidade, resistência e performance para vencer esse rali”, diz Chaleco.

O Can-Am Maverick X3 mostrou mais uma vez sua robustez durante o rali que leva pilotos navegadores e veículos ao limite. Em 2021, o Maverick X3 foi o vitorioso na classificação geral acumulada, considerando Veículos Leves e UTVs; esteve entre os 11 primeiros colocados na categoria, sendo que 24 das 29 duplas que finalizaram a prova competiram com um UTV Can-Am, percorrendo juntos mais de 183,5 mil Km em 12 dias de provas.

Brasil no top-5 do Dakar

A etapa decisiva do Dakar foi marcada pela experiência brasileira nos UTVs, na Arábia Saudita. Reinaldo Varela e o navegador Maykel Justo conquistaram a vitória na última especial do rali, com o Can-Am Maverick X3. A dupla fechou a prova em 2 horas, 44 minutos e 26 segundos, terminando o rali no top-5.

“Terminamos o Dakar com uma especial bem complicada, com uma quantidade de pedras fora do normal, grandes mesmo, foi ‘pauleira’. Parabéns aos vencedores e obrigado ao Maykel pela nossa excelente parceria. Agradeço também aos brasileiros e todos que torceram por nós”, diz Varela, campeão em 2018 no Dakar com a Can-Am.

Navegador de Varela nesta conquista de três anos atrás, Gugelmin também comemorou o resultado da prova de 2021, com o vice entre os UTVs.

“A etapa final foi eletrizante. Primeiro nós passamos o Chaleco e ele estava com o pneu furado. Então, tentamos apertar o ritmo um pouco, para tentar arriscar para ter chances, mas acabamos furando dois pneus. O Chaleco nos passou e, faltando 20 km para o final, ele teve outro furo no pneu. A diferença foi pequena, mas faz parte. Obrigado ao Jones por pilotar com maestria e agradeço também todos os brasileiros pela torcida”, diz Gugelmin que ainda destacou a beleza natural da Arábia Saudita.

Para Gugelmin, o charme do rali é que neste ano, nada estava definido, até a linha de chegada da final desta sexta-feira. “A segunda colocação me deixa feliz porque a concorrência neste ano foi absurda de grande. Tivemos de andar em altíssimo nível para disputar a ponta”, finalizou Gugelmin.

A etapa final do Dakar teve 447 km de percurso, sendo 200 km de especial cronometrada e mais 227 km de deslocamento. A competição começou em 3 de janeiro em Jeddah e foi encerrada nesta sexta-feira (15), na mesma cidade, após os competidores darem a volta na Arábia Saudita percorrendo mais de 7.600 km.

Confira a classificação preliminar na categoria UTV, do 12º dia de prova e o resultado geral acumulado do Dakar 2021:

12º dia – 15 de janeiro:

1º) Reinaldo Varela (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / 2h44min26seg

2º) Michal Goczal (Polônia)/ Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 0min42seg

3º) Kees Koolen (Holanda) /Jurgen Van Den Goorbergh (Holanda), Can-Am XRS Turbo / + 3min36seg

4º) Sergei Kariakin (Rússia)/Anton Vlasiuk (Rússia), Can-Am Maverick X3 Turbo / + 6min23seg

5º) Aron Domzala (Polônia)/Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / + 6min37seg

6º) Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 6min52seg

7º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha)/Diego Ortega Gil (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo / + 8min46seg

8º) Francisco “Chaleco” Lopez (Chile)/Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 9min15seg

9º) Gerard Farres (Espanha)/Armand Monleon (Espanha), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 11min26seg

10) Marek Goczal (Polônia)/Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo/ + 13min26seg

Resultado Final Acumulado após 12 etapas:

1º) Francisco “Chaleco” Lopez (Chile)/Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo - 53h41min02seg

2º) Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +17min23seg

3º) Aron Domzala (Polônia)/Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / + 51min53seg

4º) Michal Goczal (Polônia)/ Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 1h13min58seg

5º) Reinaldo Varela (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 1h27min05seg

6º) Kees Koolen (Holanda) /Jurgen Van Den Goorbergh (Holanda), Can-Am XRS Turbo / + 3h50min47seg

7º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha)/Diego Ortega Gil (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo/ +3h58min24seg

8º) Marek Goczal (Polônia)/Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo/

+4h41min09seg

9º) Khalifa Al Attiyah (Qatar)/Paolo Ceci (Itália), Can-Am XRS Turbo / + 4h42min18seg

10º) Eric Abel (França)/Christian Manez (França), Can-Am Maverick X3 / + 5h43min55seg

Sobre a BRP - A BRP é líder global no segmento de veículos motorizados esportivos, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 75 anos de capacidade inventiva e engenharia de ponta, e foco intensivo no consumidor. O portfólio do grupo canadense é formado por produtos e marcas líderes de mercado, o que inclui as motos de neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos on-road e off-road Can-Am, os barcos Alumacraft, Manitou, Quintrex, Stacer e Savage, e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP apresenta como apoio a sua linha de produtos o suporte completo em peças, acessórios e vestuário, para aprimorar ainda mais a experiência de condução.

Com vendas anuais de US$ 6,1 bilhões em mais de 120 países, o grupo conta com força de trabalho global composta por cerca de 12,6 mil pessoas. No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 71 revendedores em todas as regiões, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo