Brasil,

Em 5 meses, CCR ViaCosteira já investiu R$200 milhões no sul da BR 101

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Dalzotto
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Obras e serviços em andamento também estão gerando 1100 novas oportunidades de empregos para a região

Desde que assumiu a parte Sul da BR 101 em Santa Catarina, a CCR ViaCosteira já investiu R$200 milhões em obras e serviços ao longo do trecho. Tudo isso para restabelecer as condições de trafegabilidade e, especialmente, aumentar a segurança dos usuários.

Este investimento nos trabalhos iniciais acontece através das diversas frentes de serviço que atuam ao longo da rodovia. São trabalhos como revitalização e recuperação do pavimento com troca da camada asfáltica, renovação de toda a sinalização vertical e horizontal, além da implantação de dispositivos de segurança viária e revitalização de toda a iluminação já existente.

Além disso, outras equipes também realizam trabalhos de manutenção e conservação da rodovia, através de roçada, capina, limpeza geral das pistas com retirada de resíduos, pinturas, até a recuperação dos sistemas de drenagem, como sarjetas e canaletas.

No total, o projeto prevê um investimento em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus. Além disso, prevê, também, nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de 100% de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional. Importante destacar que as obras e serviços em andamento também estão gerando, até agora, 1.100 novas oportunidades de empregos para a região.

Confira os trabalhos iniciais em números:

-65 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas em 185 km de pistas;

-915 mil m² de micro asfalto aplicados no equivalente a 260 km de pistas;

-120 km de novas cercas construídas;

-203 obras de artes especiais recuperadas, entre pontes, viadutos e passagens inferiores;

-20 passarelas totalmente revitalizadas;

-3 mil novas placas de sinalização já implantadas;

-Nova sinalização horizontal com pintura de faixas em 500 km de pista;

-181 novos marcos quilométricos;

-63 mil unidades de refletivos instalados em barreiras e defensas;

-5 mil novas lâmpadas em LED;

-186 novas luminárias Led só na Ponte Anita Garibaldi;

-400 m³ de lixo recolhido (50 cargas de caminhão);

-20 km de poda de árvores para melhorar visibilidade da sinalização;

-13.000 metros de telas antiofuscantes já implantadas

-1.400 novas lâminas de defensas metálicas;

-2.700 bueiros já limpos e desobstruídos.

Todos esses itens fazem parte dos trabalhos iniciais, ainda em andamento, e previstos em contrato, e têm como objetivo melhorar a trafegabilidade, o conforto e a segurança do usuário que se desloca pelo local.

Atendimento 24 horas

Em breve toda a estrutura operacional e de atendimento 24 horas estará disponível aos usuários, através da prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego. Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento e 17 veículos operacionais, sendo 6 ambulâncias, 5 guinchos e 6 viaturas de inspeção. Outros serviços que estarão disponíveis no primeiro semestre de 2021, serão os canais de comunicação da CCR ViaCosteira, sendo: canal 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo, e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia. Lembrando que todos esses serviços funcionarão 24 horas por dia e estarão à disposição do usuário que necessitar de algum apoio durante o percurso.

CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar