Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lubrificante de última geração da FUCHS promove economia de quase R﹩ 500 mil na Bruning Tecnometal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Gasperini
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

- Uso do RENOLIN HIGH GEAR 460 garantiu a recuperação do conjunto de engrenagens danificado e uma sobrevida de 10 anos ao equipamento, sem necessidade de troca. O ganho de vida útil das engrenagens de 120% proporcionou uma economia de R﹩ 412.500,00

- Com tecnologia de ponta e alta performance, o lubrificante pode operar em condições extremas de carga e atrito, garantindo mais confiabilidade e sobrevida para os equipamentos.

Para garantir a excelência na execução de seus serviços, a Bruning Tecnometal - empresa especializada na fabricação e vendas de peças aplicadas em máquinas agrícolas e de construção, veículos de transporte de cargas e pessoas localizada em Panambi, Rio Grande do Sul -, realiza constantes investimentos no aperfeiçoamento de suas atividades e, sobretudo, na manutenção de seus equipamentos e na segurança de seus profissionais. Um dos gargalos enfrentados pela compania era o conjunto de engrenagens de uma de suas prensas mecânicas, a Calvi 630T, que apresentava sinais visíveis de "pittings", ou seja, uma fadiga por tensão de contato, em diversos pontos das engrenagens, sendo necessária a realização da troca do par engrenado. Este contratempo teve início em meados de 2009, quando o equipamento ainda era abastecido com um lubrificante CLP convencional.

Nesta ocasião, a Bruning buscou atendimento técnico e comercial especializado junto a DILUB, distribuidora de lubrificantes há mais de 30 anos, que possui estoque de produtos locais na região e soluções eficientes adequadas às principais necessidades do mercado. Após imersão para compreender a real necessidade da Bruning, a DILUB apostou na tecnologia da parceira FUCHS Lubrificantes , maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo, para solucionar a demanda com a aplicação do lubrificante RENOLIN HIGH GEAR 460 na Prensa Mecânica Calvi 630T.

De acordo com o Engenheiro de Aplicação da FUCHS Lubrificantes, Rogério Campos, a Bruning Tecnometal demandava um lubrificante com tecnologia de última geração, capaz de proteger as engrenagens e corrigir pequenas imperfeições, até a chegada de um novo par de engrenagens para a prensa. "Devido ao fato de que a empresa não tinha as engrenagens disponíveis em estoque, e à criticidade do equipamento para a produção, foram realizados estudos detalhados pela engenharia da Brunning em parceria com a distribuidora DILUB, e assim optaram por trocar a carga do óleo e colocar a máquina em operação enquanto aguardavam a chegada do novo conjunto de engrenagens", explica o especialista.

Alta performance e sobrevida para o equipamento

Após cerca de dois meses utilizando RENOLIN HIGH GEAR 460 na prensa mecânica, o equipamento foi aberto para a realização da inspeção e troca das engrenagens danificadas. "Neste momento constatamos que o óleo havia corrigido boa parte das imperfeições dos dentes das engrenagens e promoveu uma uniformização da superfície, reduzindo significativamente a rugosidade - que pode ser observado devido ao maior brilho dos dentes das engrenagens", conta o Técnico Especialista em Engenharia de Manutenção da Bruning Tecnometal, Gilmar de Oliveira. Ao final de 2019 a empresa abriu novamente o equipamento para inspeção e reforma, e constatou que as engrenagens estavam em perfeitas condições, podendo permanecer em uso, totalizando assim, 10 anos de sobrevida.

Oliveira ressalta ainda que antes de conhecer o lubrificante da FUCHS, o equipamento operou por oito anos com o conjunto de engrenagens danificados pela utilização de um óleo convencional. Após a implantação do RENOLIN HIGH GEAR 460, os resultados foram surpreendentes: "Graças ao uso deste lubrificante, o conjunto de engrenagens que estava danificado foi recuperado e, após inspeção, trabalhou por mais 10 anos sem necessidade de troca. Isso representa um ganho de vida útil das engrenagens estimado em 120% e, considerando o custo médio de mercado do conjunto de engrenagens similar sendo de R﹩ 330.000,00, alcançamos uma economia de R﹩ 412.500,00", comenta o especialista.

Para o Diretor da DILUB, Felipe Nieckele, o ponto mais importante para o êxito de um projeto como este é o atendimento técnico junto com o cliente, a entrega em campo. "Nosso papel é realizar visitas técnicas, avaliar o equipamento e analisar a aplicação do óleo nas engrenagens, oferecendo toda segurança e garantia de que o equipamento continuará funcionando de forma uniforme sem parar sua produção", explica. A DILUB é a principal responsável por inspecionar periodicamente o desempenho do lubrificante na prensa junto à Bruning Tecnometal e realizar as pequenas manutenções necessárias, sendo assim essencial para o sucesso desse trabalho a três mãos. Neste ano, completa-se 11 anos e meio de uso de lubrificante FUCHS, inspecionado pela DILUB, na prensa mecânica Calvi 630T da Bruning Tecnometal, bem como em outras prensas da companhia.

Tecnologia inovadora

O lubrificante RENOLIN HIGH GEAR 460 é um fluido de alta tecnologia capaz de amenizar "pittings" de conjunto de engrenagens e garantir uma sobrevida de equipamentos em até 125%. Mesmo se utilizado sob condições extremas de carga e atrito, altas pressões e altas cargas específicas, em engrenagens com superfícies rugosas e/ou superfícies já danificadas, sua tecnologia de aditivos previne o desgaste, riscos e o estriamento, bem como outros danos. Além disso, sua tecnologia forma uma camada de proteção de alto desempenho na região de contato entre as engrenagens que previne o desgaste causado pelas elevadas cargas.

"Além de promover uma grande economia para a Bruning Tecnometal e evitar gastos excessivos com materiais, como ocorria anteriormente, o lubrificante da FUCHS adequou-se rapidamente às nossas necessidades, garantindo mais confiabilidade e sobrevida para os equipamentos e, principalmente, maior segurança aos nossos colaboradores", finaliza Oliveira.

Sobre a FUCHS

FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que tem desenvolvido, produzido e vendido lubrificantes e especialidades relacionadas há mais de 85 anos para todas as áreas de aplicação e setores. O grupo possui mais de 60 empresas, emprega quase 5 mil funcionários e é o principal fornecedor independente de lubrificantes no mundo. Com um portfólio de mais de 10 mil produtos e serviços, a FUCHS atende mais de 100 mil clientes globalmente dos seguintes setores: montadoras, fornecedores de peças automotivas, mineração e exploração, metalurgia, agricultura e silvicultura, aeroespacial, geração de energia, engenharia mecânica, construção e transporte, bem como as indústrias siderúrgica, metalúrgica e cimenteira, indústria alimentícia, do setor de produção de vidro e da indústria de fundição e forjamento, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo