Mercedes-Benz é premiada pelo projeto inovador do Novo Actros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Mercedes-Benz é premiada pelo projeto inovador do Novo Actros

· Revista MundoPM destacou em sua premiação o gerenciamento de projeto do Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil

· Novo Actros também foi reconhecido por criar um novo patamar de serviços e conectividade em caminhões no Brasil

· Empresa conquista terceira premiação de inovação em menos de um mês

O DNA de inovação da Mercedes-Benz foi novamente reconhecido no País. A marca conquistou o prêmio “Projeto Inovador do Ano 2020”, anunciado no dia 30 de novembro e conferido pela revista MundoPM-Project Management. Os organizadores do evento deram vitória à Empresa devido ao gerenciamento de projeto do Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil. Esta publicação especializada é dirigida a profissionais, professores e estudantes da área de Gerenciamento de Projetos.

Juntamente com as inovações tecnológicas trazidas pela Mercedes-Benz aos clientes com o Novo Actros, a premiação também destaca o novo patamar de serviços e conectividade para o mercado brasileiro.

“Novembro foi um mês muito especial para nós, com triplo reconhecimento à inovação que faz parte do dia a dia da Empresa. Além da concorrida disputa da MundoPM, conquistamos, semanas antes, os prêmios Whow! e AutoData nesta categoria. Mais uma vez, estamos muito orgulhosos”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “O mérito dessas vitórias é um grande reconhecimento e motivação para todos os nossos colaboradores, mas também para os fornecedores, startups parceiras, nossos concessionários e, claro, para os nossos clientes, para quem sempre buscamos oferecer inovações e soluções eficientes e rentáveis, para hoje e para o futuro”.

Um prêmio que valoriza o trabalho em equipe

O título de “Projeto Inovador do Ano 2020” foi conferido pela MundoPM-Project Management a Denis Almeida, gerente de Projetos da Mercedes-Benz do Brasil, responsável pela inscrição e pela apresentação virtual do case em dois momentos, entre os primeiros classificados e depois entre os finalistas.

“Com o projeto do Novo Actros, a Mercedes-Benz do Brasil não só inovou em produto e serviços, como também no processo de gerenciamento, aumentando a lucratividade da Empresa, bem como a economia e conforto para os clientes, além de trazer benefícios para a sociedade em termos de segurança nas estradas e compatibilidade ambiental”, diz Denis Almeida. “Fico muito envaidecido de ver meu nome na premiação, mas gostaria de compartilhar os louros com toda a Empresa, não só com quem esteve na equipe do projeto, como também os colegas de outras áreas que deram total apoio em todos os momentos. Ao longo dos últimos anos, o trabalho de todo o time Mercedes-Benz foi o diferencial para conseguirmos alcançar o mais alto grau de inovação, que ganha esse importante reconhecimento”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus, ressalta que o projeto do Novo Actros no Brasil seguiu diretrizes de um processo global de gerenciamento, integrando-se a outras plantas da Daimler Trucks. Isso possibilitou o lançamento quase paralelo das inovações de produto, com sinergia de testes e desenvolvimento e benchmarking das melhores práticas globais.

Por outro lado, pela primeira vez, o projeto da cabina do Novo Actros no Brasil, criado pela equipe brasileira, será a base de uma inédita cabina que será produzida na Alemanha para o “Novo Actros F”, versão de entrada, que será comercializado em 24 países da Europa e de outros continentes, a partir de janeiro de 2021.

“A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks para a produção de uma cabina global demonstra a competência e experiência da nossa equipe em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas”, afirma Roberto Leoncini. “Com a cabina do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”.

Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado

Primeiro caminhão digital do mercado, o Novo Actros inova com soluções como o MirrorCam e inéditas tecnologias de segurança ativa. O MirrorCam é um sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais, fazendo desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do País.

Esse extrapesado rodoviário trouxe para o mercado inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), de Ponto Cego, de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. Além disso, oferece os conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. Entre as soluções que chegaram ao mercado juntamente com esse caminhão destacam-se inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como, por exemplo, o Mercedes-Benz Uptime e aplicativos que ajudam o motorista no dia a dia.

Sobre o prêmio e a revista

Em sua 13ª edição, o prêmio Projeto do Ano e PMO do Ano é uma premiação nacional que valoriza empresas e profissionais que visam resultados em negócio por meio de práticas de gestão de projetos, programas, portfólio de projetos e design de soluções para esta área. Essa iniciativa conta com apoio de instituições como Fundação Dom Cabral, FIA – Fundação Instituto de Administração, FGV – Fundação Getúlio Vargas, Fundação Vanzolini – USP, Poli-UFRJ, Senac-SP, IPMA-Brasil, IPA Institute, APMG-Internacional e PMI-SP.

Categorias da premiação: “Projeto Inovador” (promove a inovação em produtos e serviços ou em práticas de gestão), “Projeto do Ano” (melhores resultados em projetos corporativos), “Projeto Acadêmico” (trabalhos de pesquisa e estudos que apresentam uma contribuição para área), “PMO do Ano” (melhores serviços de escritório de gerenciamento de projetos e práticas para estruturas organizacionais temporárias) e “Projeto Corporativo do Ano” (empresa que executou o melhor projeto de 2020).

A revista MundoPM-Project Management é uma publicação especializada que aborda temas sobre gestão de projetos, programas e portfólio de projetos. Publica artigos da produção acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento desta área de conhecimento.