Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano Severo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Nivus é eleito o ‘Carro do Ano 2021’; Volkswagen é a ‘Marca Digital do Ano’

- Este é o 3º título da Volkswagen nas últimas quatro edições do prêmio principal da Autoesporte; VW TL ganhou o 'Carro do Ano' há exatos 50 anos

Não tem pra ninguém! O Volkswagen Nivus é o ‘Carro do Ano 2021’! O modelo totalmente desenvolvido na região América Latina com foco no consumidor local, e que conquistou os brasileiros com um design inovador, muita tecnologia e excelente custo-benefício, faturou o mais importante e tradicional prêmio da imprensa especializada do País, organizado pela Revista Autoesporte e por um júri composto por 24 jornalistas de todo o Brasil. Além disso, a Volkswagen foi eleita a ‘Marca Digital do Ano’,

"Com um time mais unido do que nunca, mesmo distantes fisicamente, abraçamos o desafio de lançar um carro durante a pandemia, num formato 100% digital e lançando tecnologias inovadoras, como o VW Play. O resultado: sucesso de vendas e uma conexão impressionante com nossos clientes, empregados, sindicatos, concessionários, fornecedores e todos os nossos públicos de contato. Essa vitória é de todos que acreditaram que é possível vencer em momentos tão complexos! E vamos seguir inovando!", comemorou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

Esta é a 11ª vez que a Volkswagen leva o ‘Carro do Ano’, tradicional reconhecimento entregue desde 1966 e que chega a sua 54ª edição. Importante destacar que nas últimas dez edições, a marca alemã conquistou quatro vezes o título, se tornando a maior vencedora do período. Se forem levados em consideração apenas os últimos quatro anos, a Volks abocanhou três ‘canecos’, com Polo em 2018, Virtus em 2019 e agora com o Nivus (2021). "Isso mostra que a Volkswagen entende como ninguém o gosto e as necessidades do consumidor brasileiro, entregando veículos com elevado nível de qualidade", reforça Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Outra curiosidade: com seu design crossover, que traz linhas marcantes de cupê - especialmente pela queda acelerada da coluna ‘C’ -, o Nivus é eleito ‘Carro do Ano’ exatamente 50 anos depois de a Volkswagen ter conquistado seu primeiro título, como ‘Carro do Ano 1971', com o TL, que por obra do destino foi um belíssimo cupê de duas portas derivado do Fusca.

MARCA DIGITAL DO ANO

A Volkswagen foi eleita a Marca Digital de 2020 pelas várias ações desenvolvidas, para dentro e para fora da empresa. O destaque foi o Nivus, que quebrou o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.

Resumindo: não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o Nivus. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Foram feitas nove variações virtuais (acabamentos, cores etc) no Nivus, o que proporcionou ao novo veículo mais segurança, pois todas as peças foram testadas previamente. Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores.

Mas a Volkswagen foi além. Junto com o Nivus, a marca lançou o VW Play, que inaugurou uma nova era em conectividade. Desenvolvido no Brasil, para o mundo, esse sistema revolucionou o mercado com a VW Play Apps, primeira loja de aplicativos disponíveis dentro do carro.

Com isso, o cliente passou a contar com serviços inéditos, com o Manual Cognitivo integrado ao veículo - permitindo, por exemplo, obter informações do carro fazer isso diretamente pelo VW Play - e tornando a jornada digital do cliente ainda mais completa, uma vez que é possível agendar revisões ou serviços diretamente na tela do rádio.

A digitalização ficou ainda mais robusta também nas vendas. A Volkswagen ampliou a oferta da concessionária digital (DDX), que utiliza realidade virtual como ferramenta de venda e de demonstração dos veículos. Outra inovação foi o VW Experience, que faz uso da realidade aumentada para projetar o Nivus, seja em miniatura ou em tamanho real. É possível interagir com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o modelo.

"Estamos muito felizes com esse reconhecimento! Estamos trabalhando com foco na jornada 360°, onde a digitalização passa por todas as áreas da companhia, desde o desenvolvimento do carro até o sistema de pós-vendas. O ano de 2020 foi um ano muito desafiador e avançamos bastante na digitalização. E vem mais por aí!", afirma Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen América Latina.

PRÊMIOS CONQUISTADOS PELO VW NIVUS EM 2020

• ‘Carro do Ano 2021’ - Categoria até R$ 120.000 (Autoesporte)
• ‘Melhor Compra 2020’ - Categoria Principal (Quatro Rodas)
• ‘Qual Comprar 2020’ - Categoria SUV (Autoesporte)
• ‘Menor Custo de Reparabilidade’ - Categoria SUV Compacto (Cesvi)
• ‘Melhor Carro Nacional’ - CAR Awards Brasil 2021 (CAR Magazine)
• ‘Prêmio Americar’ - Categoria Melhor SUV América Latina (Americar)
• ‘Prêmio Top Car TV’ - Categoria Melhor SUV até R$ 100.999 (Top Car TV)

10 MOTIVOS QUE FAZEM DO VW NIVUS O CARRO DO ANO

1) DESIGN INOVADOR 'MADE IN BRAZIL'

Lindo, moderno, versátil e conectado, o Volkswagen Nivus tem muita personalidade. Com design inovador, é um veículo único e criou um novo segmento no País, o dos crossovers cupês compactos. O modelo foi totalmente desenhado pelo time de design da Volkswagen do Brasil, liderado pelo José Carlos Pavone, com foco no consumidor local. E por isso está fazendo tanto sucesso!

2) NASCEU PARA BRILHAR

Em apenas quatro meses, o Nivus já ganhou 15 comparativos na imprensa especializada, em todas as plataformas, como online, jornais, revistas e YouTube. Contra os principais concorrentes: Nissan Kicks, Honda WR-V e, claro, Chevrolet Tracker! Aliás, o Nivus nunca perdeu um comparativo para o Tracker! O Nivus também faturou o prêmio "Qual Comprar 2020" pela revista AutoEsporte, na categoria SUV. E ganhou o prêmio "Melhor Compra 2020" pela revista Quatro Rodas, na categoria geral, entre todos os modelos concorrentes. Além disso, o Nivus acaba de ser eleito o "Car Awards Brasil 2020", pela revista Car Magazine. O Nivus foi ainda eleito pelo Cesvi Brasil como o SUV com menor índice de reparabilidade do País.

3) PRIMEIRO 'SMART CAR' DO BRASIL

Assim como o Nivus, a nova central de infotainment VW Play foi totalmente desenvolvida no Brasil. Referência em conectividade, streaming e serviços, o sistema traz tela colorida de 10,25 polegadas de alta resolução, sensível ao toque e imune a riscos, e proporciona uma usabilidade simples, rápida e intuitiva, inspirada na praticidade dos smartphones. Destaque para os 10 GB de memória, que permitem salvar mais de 10.000 músicas, por exemplo, e para a inédita VW Play APPs, uma exclusiva loja virtual de aplicativos com inúmeros parceiros que trazem benefícios únicos. Além disso, o VW Play permite que o motorista realize o agendamento para revisão periódica, escolhendo concessionária, dia, horário e até o consultor com o qual deseja ser atendido.

4) ACC, AEB, XDS+, TSI E ETC

O Nivus foi pensado para ser referência em tecnologia. Fabricado sobre a versátil Estratégia Modular MQB, que entrega os mais modernos processos de fabricação do Grupo Volkswagen no mundo, o modelo é equipado de série com freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de Estabilidade (ESC) e Tração (ASR), além do sistema de vetorização de torque XDS+ e seis airbags. Mas o Nivus vai além: inaugura no segmento o ACC (Adaptive Cruise Control), tecnologia presente até então só em modelos de segmentos superiores. Completam o pacote de segurança o AEB (Autonomous Emergency Brake), Front Assist, Alerta de Fadiga, câmera de ré e frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake).

5) DESENVOLVIMENTO VIRTUAL E ATÉ USO DE ROBÔ

O Nivus é um case para o desenvolvimento de automóvel e para a engenharia no Brasil. O modelo foi o primeiro da Volkswagen desenvolvido 100% de maneira virtual, sem a construção de um único protótipo sequer. Para alcançar este importante objetivo, que resulta diretamente em uma redução de tempo e custos do projeto, foi construído um Laboratório de Protótipo Virtual na planta Anchieta, que permite desenvolver veículos do zero utilizando recursos de última geração, como realidade virtual e realidade aumentada. O Nivus também é o primeiro carro da Volkswagen do Brasil a utilizar robôs nos testes de segurança. Mais especificamente no setup do AEB (Autonomous Emergency Brake).

6) MAIS DE 10.000 NIVUS VENDIDOS

Com um lançamento mundial realizado de forma 100% digital para cerca de 100.000 pessoas de 56 países, o Nivus foi um sucesso logo na fase de pré-venda. As primeiras 200 unidades esgotaram em 7 minutos. As demais 2.000 unidades da pré-venda acabaram em 3 dias. Isso já demonstrava o potencial do Nivus, que hoje já ultrapassa as 10.000 unidades vendidas no Brasil em poucos meses.

Em 2017, inauguramos a Nova Volkswagen. De lá para cá, o Market share da VW saltou de 11,5% para 17% em 2020. Um aumento de 5,5 pontos percentuais! É um crescimento muito expressivo em tão pouco tempo. Isso se deve em grande parte ao investimento de R$ 7 bilhões e à maior renovação de portfólio da história da Volkswagen no Brasil, especialmente com o lançamento de modelos baseados na plataforma MQB. E o Nivus chega agora para coroar essa trajetória de sucesso da Nova Volkswagen.

7) DO BRASIL PARA O MUNDO

O Nivus é o primeiro carro totalmente desenvolvido na América Latina e que também será fabricado e comercializado na Europa, um motivo de muito orgulho para a Volkswagen do Brasil. Apesar de ter sido pensado para o consumidor da nossa região, a versatilidade do projeto e a capacidade da marca em desenvolver produtos globais fazem do Nivus um veículo com todos os atributos para atender ao mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo. O Nivus será fabricado em Pamplona, na Espanha, em 2021. Hoje o Nivus é produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, e será exportado para toda a América Latina. Nesta semana o modelo começou a ser exportado para a Argentina, onde será lançado oficialmente no dia 19 de novembro. Em seguida o modelo chega aos outros mercados da região.

8) UMA NOVA MARCA, UMA NOVA ATITUDE

O Nivus inaugurou no Brasil também o conceito global New Brand Design. É mais do que um novo logo, é uma nova atitude de marca, mais jovem, mais colorida e mais próxima das pessoas. Foi inaugurada a primeira concessionária da América Latina sob o conceito New Brand Design. Aliás, a rede de concessionárias se reinventou durante a pandemia, vendendo o Nivus inicialmente sem que o carro estivesse fisicamente nas lojas. O treinamento dos vendedores foi feito pela primeira vez de forma 100% virtual. Mais um marco para o setor.

9) REALIDADE AUMENTADA E MUITO MAIS

Parte do sucesso do Nivus se deve à estratégia de digitalização da marca, do modelo e da rede de concessionárias. Quase todas as lojas estão equipadas com o DDX, o Digital Dealer eXperience. Essa plataforma de realidade virtual permite demonstrar para os clientes todos os detalhes do carro, de forma ágil e moderna, além de permitir o processo completo de compra. A marca inovou também ao desenvolver o Volkswagen Experience, um APP gratuito que permite conhecer cada centímetro do carro, surfando a tecnologia de realidade aumentada. A experiência é tão impressionante e realística que é possível até "dirigir" o carro no APP.

10) TL, PASSAT E AGORA O NIVUS...

A Volkswagen está no coração dos brasileiros. E não é de hoje! Em 1971, a empresa ganhou a primeira edição do ‘Carro do Ano’ com o TL, um cupê inovador baseado no Fusca. Depois, em 1975, ganha novamente com o Passat, que inaugurou a era dos modelos com refrigeração líquida da VW -e também com uma pegada cupê. O Passat ganha novamente em 1980. E agora, quase 50 anos após a primeira conquista, a Volkswagen tem a honra de ser indicada como finalista do prêmio ‘Carro do Ano 2021’ com o Nivus, um crossover com características marcantes de cupê.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar