Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com transformação digital, IC Transportes promove redução de custos e reforça posição de liderança em seu segmento

Fundada há 37 anos, a IC Transportes alcançou o status de maior transportadora do Brasil em “gases do ar” e está entre as principais no setor de granéis sólidos. Com uma frota própria de mais de mil caminhões, e mais de 4 mil caminhões agregados, e mais de 1.700 funcionários, sendo 1.400 motoristas, em 2017, a IC Transportes percebeu a necessidade de iniciar um processo de transformação digital com o objetivo de solucionar questões de processos e informações da matriz e levar as melhorias para as filiais. Para isso, iniciou uma parceria com a Thompson Management Horizons, empresa de consultoria de gestão estratégica, para montar um modelo de gestão que pudesse ser replicável e escalonável em todas as suas 28 filiais.

No início, a Thompson realizou um trabalho diagnóstico, chamado Seefast, em que foram identificados mais de R$ 30 milhões em oportunidades de aumento de receitas ou de redução de custos, além de melhorias na redução de risco gerencial e na segurança.

De acordo com Antonio Matias Ferreira Junior, sócio da Thompson, a metodologia escolhida para o início de trabalho na IC Transportes foi a montagem de um Centro de Serviços Compartilhado (CSC), que tem por finalidade centralizar os serviços administrativos e operacionais que não tenham suas atividades como foco principal e não estão diretamente ligados às estratégias do negócio da empresa. “Essa metodologia exige um grau de maturidade muito grande da companhia, pois, ao centralizar os serviços de uma determinada área, ela também precisa que as informações sejam públicas e discutidas abertamente”, afirma Antonio Matias.

Um bom exemplo disso é a área de Recursos Humanos, em que todos os processos foram centralizados em um único local. E, para que os funcionários continuassem a ser atendidos com a mesma eficiência, foi necessário implementar um sistema de workflow chamado W-TMH, desenvolvido pela própria Thompson. “Nosso sistema W-TMH transforma cada necessidade de um profissional em um “chamado”, que precisa ser atendido dentro de um prazo previamente acordado”, explica o sócio da Thompson. “Se o chamado não é atendido dentro do prazo, ele vai para um painel de gestão à vista e todos ficam sabendo que aquele pedido específico está atrasado”, complementa.

A tecnologia empregada pela Thompson na IC Transportes permite que todo esse processo seja rastreável, ou seja, é possível identificar os motivos pelos quais aconteceram os atrasos e os objetivos não foram atingidos. “O que faz diferença na transformação digital da IC Transporte é a discussão com fatos e dados sobre os motivos reais dos Acordos de Nível de Serviço – ANS – não serem cumpridos, e solucionar a causa do problema”, diz Geisa Trevizan, Supervisora de Planejamento Estratégico da IC Transportes.

Além disso, a IC Transportes investiu significativamente em treinamentos de MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas) para os profissionais, permitindo que todos os envolvidos em uma questão específica discutam e busquem as causas reais de não estarem atendendo as expectativas e consigam corrigir os problemas.

Agora, com todos os processos implementados e 100% operacionais, a IC Transportes iniciou a digitalização da empresa fora dos limites administrativos. Para isso, investiu para que os caminhões tenham controle de estabilidade ESP, reduzindo o risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas; alerta de mudança de faixa; detector de atenção; e muitas outras ferramentas de tecnologia para aumentar a segurança e utilização de recursos. “A segurança na IC Transporte é outro ponto em que a tecnologia tem um papel fundamental. Como a empresa transporta produtos inflamáveis como combustíveis, matéria prima para fertilizantes, produtos químicos e gases, a atenção com a segurança dos profissionais da empresa, clientes, equipamentos e meio ambiente tem sido nosso foco principal”, assegura Fernanda Sarreta, Vice-Presidente da IC Transportes.

A empresa também investiu em IoT (Internet das coisas) para que seja possível a interconexão digital de objetos como pneus, peças de alta manutenção, utilização de combustível, entre outros. “Dessa forma, a IC Transportes busca aumentar a segurança em todo o seu negócio e ao mesmo tempo reduz custos”, declara Antonio Matias.

Compartilhando resultados

No dia 17 de setembro deste ano, a IC Transportes realizou um evento virtual para 600 funcionários de todo o país com o objetivo de mostrar e disseminar os resultados do CSC.

Segundo a Vice-Presidente da IC Transportes, Fernanda Sarreta, a ideia do evento foi reforçar a importância de tudo o que a companhia está fazendo, incluindo os processos implementados, ressaltando a importância de todos para alcançar os objetivos propostos. “A IC Transportes, nos últimos 10 anos, vem crescendo significativamente no segmento de cargas perigosas. Para que isso acontecesse, investimos fortemente em tecnologia, com veículos bem equipados com tecnologia de segurança embarcada, treinamento de alta performance para condutores e inovações em medição de performance. Além disso, outro ponto que investimos muito são nas pessoas, pois são elas que representam a IC, que carregam nossa credibilidade e que fazem com que a empresa se diferencie no mercado”, finaliza.

Sobre a Thompson Management Horizons

A Thompson Management Horizons iniciou suas operações no Brasil em 1994, e hoje é uma das maiores consultoria em gestão do Brasil, com atuação em Gestão Estratégica e Operacional, Transition Management, Tecnologia da Informação e BPO (Business Process Outsorcing). Em mais de 27 anos de história, já realizou mais de 500 projetos em clientes como Toyota, Honda, Renault, Peugeot, Nissan, Bayer, Grupo Ultra (Ultragaz, Oxiteno, Iconic), Rede Globo Paraná, IC Transportes, AGCO, Ambipar, Oggi; entre inúmeras outras multinacionais. A empresa ainda possui uma unidade educacional, criada para disseminar técnicas e habilidades para profissionais que buscam atuar no mercado de consultoria. Além dos treinamentos em suas metodologias, com o programa “Formação dos Consultores Thompson - FCT”, desenvolve também outros programas e capacitações específicas. Para mais informações, acesse: tmh.com.br .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo