Brasil,

ZEBRA viabiliza acordo para expandir o uso de ônibus elétricos na América Latina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Martinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Fabricantes e instituições financeiras firmam aliança para aumentar o transporte com veículos zero emissões no Brasil, Chile, Colômbia e México em 2021

A Aliança ZEBRA (Zero-Emission Bus Rapid-deployment Accelerator) anuncia no próximo dia 10 de dezembro o acordo e a lista de fabricantes de ônibus e investidores que irão impulsionar a expansão dos veículos elétricos na América Latina nos próximos 12 meses.

As empresas abraçaram os objetivos de acelerar a mudança do transporte público na região para motores com zero emissões, assinando declarações públicas para disponibilizar ônibus elétricos e investir recursos financeiros. A iniciativa apresenta soluções para duas das principais barreiras para essa transição: a disponibilidade de veículos e de financiamento. A meta da aliança internacional é alcançar até US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) em investimentos com a ampliação da rede de parceiros.

A mudança de ônibus movidos a combustíveis fósseis para veículos zero emissões é fundamental para melhorar a qualidade do ar nas cidades e combater as mudanças climáticas. O transporte representa uma grande parte das emissões de gases do efeito estufa nas quatro cidades principais da aliança ZEBRA: 71% na Cidade do México; 43% em Medellin; 79% em Santiago; e 61% em São Paulo.

“A América Latina é um dos líderes globais na transição para ônibus zero emissões. Esses compromissos vão acelerar essa mudança, demonstrando que a tecnologia e o capital estão disponíveis para que a região tenha cidades mais limpas e saudáveis e combata a emergência climática”, afirma Thomas Maltese, porta-voz do ZEBRA.

Financiado pela P4G (Partnering for Green Growth and the Global Goals 2030), o ZEBRA é uma parceria entre a rede da C40 Cities e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).

O evento será em espanhol, com tradução para português e inglês, e você poderá explorar em detalhes a parceria. Para participar da coletiva de imprensa, basta se inscrever nos links abaixo. Se quiser mandar suas perguntas de forma antecipada, por favor escreva para .

Serviço

O quê: Coletiva de lançamento de compromissos pela Aliança ZEBRA - acordo entre fabricantes e investidores para ampliar o uso de ônibus elétricos na América Latina

Quando: 10 de Dezembro
Onde: on-line, pela Plataforma Zoom