Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito completa 25 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Batista
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Motociclistas, pedestres e ciclistas são considerados usuários vulneráveis das vias por circularem com mínima proteção, by Foto_Banco Mundial_Simone D. McCourtie Motociclistas, pedestres e ciclistas são considerados usuários vulneráveis das vias por circularem com mínima proteção, by Foto_Banco Mundial_Simone D. McCourtie

Entre os objetivos das ações está ajudar a sociedade a se lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas nas estradas

Há 25 anos, um dia dedicado a lembrar as vítimas do trânsito começou a ser observado internacionalmente. Nos primeiros dez anos pela Federação Europeia de Vítimas do Trânsito Rodoviário (FEVR) e suas várias organizações membros, incluindo RoadPeace (Reino Unido), que introduziu o dia em 1995. Com forte apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do UNRSC, os Estados Membros da ONU convocaram em 2005 o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, no terceiro domingo do mês de novembro, como um “reconhecimento apropriado para vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias”.

Os objetivos das ações em 2020 são ajudar a sociedade a se lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas nas estradas, além de reconhecer o trabalho crucial dos serviços de emergência, chamar a atenção para a resposta legal, geralmente aquém às mortes e ferimentos culposos nas estradas, bem como advogar por um melhor apoio às vítimas de trânsito e às famílias das vítimas, promovendo ações baseadas em evidências para prevenir e, eventualmente, impedir mais mortes e ferimentos no trânsito.

Os acidentes de trânsito matam mais 1,3 milhão de pessoas a cada ano. De acordo com as Nações Unidas, o risco de morte nas ruas e estradas continua sendo três vezes maior nos países de baixa renda do que nos países de alta renda e esses acidentes são a principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Quase metade das mortes no trânsito ocorre entre pedestres, ciclistas e motociclistas. O chefe da ONU destacou, no Relatório Mundial sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2018, que “salvar vidas melhorando a segurança no trânsito é um dos vários objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Ele fez um apelo para que todos “se unam para enfrentar a crise global de segurança no trânsito”.

Ações no Brasil

Com o intuito de discutir, alertar e conscientizar sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, o Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV) decidiu gravar uma série de podcasts, chamado “Transitando”, que podem ser ouvidos no Spotify e no Google Podcast.

Os episódios têm temas variados, mas todos envolvendo segurança viária. O primeiro: “O que é Segurança Viária e o que eu tenho a ver com isso?”, é uma espécie de introdução sobre o conceito de segurança viária e como o tema está presente no cotidiano da população.

Segundo o especialista em trânsito e diretor da Perkons, Luiz Gustavo Campos, para resultados efetivos de redução de acidentes e mortes são necessárias ações integradas de engenharia, educação e fiscalização, através do uso adequado da sinalização e de equipamentos medidores de velocidade. “Tecnologias para a segurança no trânsito devem ser entendidas como um meio de proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas. A cada lombada eletrônica instalada, evita-se 3 mortes e 34 acidentes por ano. Precisamos nos conscientizar como sociedade que nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável e que só esforço somado vai reduzir os números dessa violência”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar