Campanha alerta população de Minas Gerais para os perigos dos ônibus clandestinos no feriado de 2 de novembro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wesley Figueiredo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Ação será nesta quinta-feira (29) no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte de 7h às 13h

As mortes nas estradas do Brasil tendem a aumentar em feriados nacionais, ocasiões quando aumentam os fluxos de passageiros nas rodovias de todo o País. Preocupada com a segurança dos cidadãos neste feriadão de finados, no próximo dia 2 de novembro, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) vai realizar blitzes nos principais terminais rodoviários do país. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o transporte clandestino é um grande risco para sociedade porque ele mata.

Riscos dos clandestinos: de motoristas despreparados a ônibus sem vistoria

De acordo com a ABRATI, os riscos dos transportes clandestinos são inúmeros, a começar por quem dirige veículos não autorizados pela ANTT, como por exemplo: (1) os antecedentes criminais dos motoristas de ônibus clandestinos não são verificados; (2) eles não têm treinamento para dirigir os equipamentos (Leito Total – LD – e Double Deck), nem treinamento para dirigir à noite ou em grandes distâncias; (4) não contam com alojamentos de descanso adequado e (5) não passam por testes toxicológicos periódicos, aferição alcóolica ou de outros medicamentos pré-jornada.

“Toda essa irresponsabilidade, não apenas coloca em risco a vida de milhões de passageiros em todo o Brasil, mas também ceifa milhares de vidas de outros viajantes que circulam nas rodovias”, afirma o presidente da Associação, Eduardo Tude. Ao contrário dos motoristas de ônibus clandestinos, os condutores do transporte regular seguem as regras da ANTT e contam com padrões de treinamentos rigorosos, testes toxicológicos contínuos, alojamentos para descanso e têm toda a sua vida pregressa civil e criminal verificada antes de serem contratados.

Condições dos veículos – além de não saber quem está no volante de um clandestino, ninguém faz ideia sobre as verdadeiras condições dos ônibus ilegais. Isso porque esses veículos não são autorizados e não passam por vistorias técnicas, conforme exigem as regras da ANTT. Por isso, quando fiscalizados, são apreendidos e deixam os passageiros na estrada.

Além disso, os clandestinos não cumprem protocolos sanitários, comprometendo a saúde de seus passageiros, o que é agravado em um momento de pandemia.

Mobilização nas rodoviárias

A campanha de conscientização “Sua Vida Vale Mais. Diga Não ao Transporte Clandestino” será realizada no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte nesta quinta-feira (28/10), de 7h às 13h.

No local será realizadas distribuição flyers, informativos e promoção de diálogos ativos com cidadãos voltados para à conscientização e proteção dos passageiros.