Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Roberto Faria chega em Top 10 nas três corridas da etapa de Donington National pela F3 Britânica

(Créditos: Jakob Ebrey) (Créditos: Jakob Ebrey)

Há pouco mais de um mês na categoria, piloto de 16 anos elege este circuito como um dos seus favoritos

“Me sinto em casa em Donington”. É assim que Roberto Faria se sente numa das pistas mais tradicionais do circuito britânico. O primeiro pódio na F4 Britânica (P3) foi neste circuito, na primeira etapa da temporada 2020. Na F3, neste fim de semana, o jovem piloto da Fortec Motorsports chegou em P5, P8 e P9, respectivamente.

“Eu sempre gostei desta pista. Me sinto muito bem. Neste ano, consegui construir um bom repertório aqui. Em março, fiz o melhor tempo no media day da F4 Britânica. Em agosto, cheguei em P3 também pela F4. E agora fiquei no Top 10 na F3”, conta Faria.

No sábado (24), Roberto fez o quinto melhor tempo no qualifying. A primeira corrida em Donington seria no mesmo dia, mas devido a fortes chuvas foi transferida para o domingo (25).

Na primeira prova da etapa de Donington National, o piloto carioca largou de P5, chegou a perder uma posição, mas logo no início da segunda metade da prova recuperou a posição do grid.

Já na segunda, Roberto largou de P4 e chegou em P8. Sem dúvidas, a terceira e última prova foi a mais disputada do fim de semana. Largando de P8, Roberto cruzou a linha de chegada em P4, mas devido a uma punição por track limit ficou em P9.

“Tô muito satisfeito com o resultado deste fim de semana. Disputei de igual para igual com os pilotos que estão brigando pelo título do campeonato. Há um mês, estava 3s atrás dos primeiros colocados; agora já estou virando no mesmo décimo ou então mais rápido”, avalia Roberto.

O piloto conta também que a adaptação ao carro em diferentes circunstâncias é um fator determinante para que ele chegue em condições melhores para disputar a temporada 2021. “Estou aprendendo o máximo que eu posso neste ano. Por exemplo, neste domingo, fiz ultrapassagens em pontos diferentes que não ousei fazer há um mês. E por estar mais à vontade com o carro, a confiança está lá no alto também. Mesmo em pistas bem altas como esta, entro tranquilo na curva mais lenta mesmo em terceira marcha a 120 km/h”, afirma o piloto.

A última etapa da Fórmula 3 Britânica será Silverstone GP, a pista da F1 na Inglaterra, nos dias 7 e 8 de novembro.

Histórico de conquistas

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela Futebol7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e a temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica.

Roberto Faria é atleta da equipe Fortec e patrocinado pelo Go Cup.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo