Brasil,

Será preciso controlar o tráfego no espaço

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

A Kayhan Space, uma empresa americana, está lançando uma ideia ambiciosa: desenvolver ferramentas que permitam o controle do tráfego dos satélites artificiais em órbita da Terra.

A empresa foi fundada por Araz Feyzi e Siamak Hesar, iranianos amigos de infância que foram para os Estados Unidos para cursar a universidade e ali ficaram.

O problema vem se agravando exponencialmente: dos cerca de 8 mil satélites hoje em órbita, devem se juntar milhares de outros, como os mais de 3 mil que serão lançados pela Amazon para compor sua rede Kuiper, que pretende prover serviços de banda larga com baixa latência aos domicílios americanos que não têm serviços desse tipo com boa qualidade.

Já a empresa de Elon Musk, a SpaceX pretende prover serviços desse tipo em escala mundial, para isso pretende lançar cerca de 30 mil satélites.

Esses números aumentam a probabilidade de colisão entre satélites, o que não dá para acreditar que possa ser evitado apenas com a automação desses veículos, já que para isso surgem questões como a necessidade de estabelecimento de regras, até similares às vigentes para o tráfego de automóveis: se dois satélites entrarem em rota de colisão, qual deles deve se desviar? Em que direção? Vale lembrar que não se consegue parar um satélite...

Para agravar o problema, os satélites atuais não são equipados para monitorar seus arredores, há o que se chama lixo espacial - incontáveis restos de foguetes e satélites que orbitam a Terra sem qualquer controle e até mesmo questões geopolíticas: talvez nem todos os países que lançam satélites queiram submeter seus veículos a algum tipo de restrição.

As ferramentas propostas por Feyzi e Hesar para resolver esses problemas são algoritmos que permitiriam aos sistemas controladores de satélites tomar decisões que evitem colisões. Esses algoritmos receberiam dados dos atuais sensores, instalados em terra, que controlam o curso dos satélites, mas que ainda não tem funcionalidades que permitem evitar colisões sem interferência de operadores humanos .

Evidentemente, a instalação de sensores desse tipo nos satélites, bem como a fixação de algumas regras para mudança de curso, pode ajudar a tornar o controle mais eficiente.

As ideias da Kayhan Space chamaram a atenção de organizações como a Força Aérea americana e dos governos de países como Holanda e Noruega, que se dispuseram a financiar o projeto.

Mas seus fundadores reiteram a necessidade de que organizações supranacionais discutam e fixem regras para o controle do tráfego de satélites.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar