Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transporte por ferrovia no Oeste do Paraná cresce 50% após parceria entre Rumo e Ferroeste

Mais de 900 mil toneladas foram movimentadas entre Cascavel e o Porto de Paranaguá após assinatura do Contrato de Operação Específico (COE)

Assinado em fevereiro deste ano, o Contrato de Operação Específico (COE) entre a Rumo e a Ferroeste trouxe resultados expressivos para o setor produtivo do Oeste paranaense nos primeiros meses de execução. O acordo que permite que a Rumo atue com direito de passagem no trecho entre Cascavel e Guarapuava, otimizou o fluxo das operações ferroviárias no Paraná e proporcionou ganhos operacionais significativos. As concessionárias movimentaram até setembro de 2020 mais de 900 mil toneladas de produtos nas rotas de exportação, importação e mercado interno. O volume representou um crescimento de 50%, frente as 600 mil toneladas movimentadas em 2019.

Com uma média de três trens por dias circulando no trecho da Ferroeste, o transporte envolve as operações de exportação de grãos (soja, milho e farelo de soja) e contêineres reefer (carnes congeladas) de Cascavel até o Porto de Paranaguá, além da importação de fertilizantes para o setor agrícola e o transporte cimento produzido em Rio Branco com destino ao Oeste do Paraná.

De acordo com o Diretor Comercial da Operação Sul da Rumo, Eudis Furtado, a visão integrada entre a Rumo, Ferroeste e o Governo do Paraná resolveu um dos principais gargalos logísticos do Estado nas últimas décadas. "Até o ano passado, as cargas de Cascavel e região eram levadas até o terminal de Guarapuava e transferidas para os trens da Rumo. Era uma operação complexa e prejudicial para o fluxo das operações.", explica Eudis.

Após o acordo e o reforço dos maquinários da Rumo operando na região Oeste, a empresa registrou uma melhoria de 25% no índice de eficiência. "A principal alavanca para aumento do volume foi redução do ciclo dos vagões que carregam em Cascavel. Antes, o ciclo Cascavel x Paranaguá x Cascavel, levava em média 12 dias, hoje estamos operando com uma média de 9,6 dias, afirma Eudis.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo