Brasil,

Construção civil reúne grande volume de dados sensíveis e deve adotar medidas de blindagem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cris Dresch
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

LGPD impõe nova rotina de classificação e armazenagem de informações pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores

As empresas do setor da construção civil têm acesso a um grande número de dados sensíveis de seus clientes, que vão desde os números de documentos pessoais até informações sobre endereço, renda e bens. Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desde agosto deste ano, a guarda e proteção desses dados ganhou nova dimensão. "Sempre nos preocupamos muito com a segurança das informações e agora apertamos os controles. Dentro da empresa, só tem contato com os dados quem realmente precisa deles”, explica o gerente de TI da Prestes Construtora, João Pellissari (foto).

Com sede em Ponta Grossa, na região paranaense dos Campos Gerais, a Prestes vem se organizando desde 2019 para atender a todos os pontos da LGPD, o que incluiu a contratação de uma consultoria especializada no assunto, a VBR Brasil. “A LGPD veio para padronizar o mercado e selar esse compromisso, exigindo que todas as empresas tenham o mesmo cuidado. A lei atinge de microempresas a empresas de grande porte e todas estão sujeitas a sanções pesadas.”

O primeiro processo feito pela Prestes foi o “data mapping”, isto é, o mapeamento de todos os dados de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores que foram armazenados pela empresa ao longo dos anos de atividade. A partir deste levantamento, foi possível determinar quais informações são sigilosas ou necessitam de cuidado especial.

Com esse filtro estabelecido, e com um mergulho nas novas demandas surgidas com a LGPD, a construtora passou a estruturar rotinas e procedimentos para garantir a proteção de dados. A legislação brasileira acompanha a tendência internacional, prevendo que todos os públicos possam requerer informações sobre como seus dados estão armazenados ou pedir para que sejam apagados completamente das plataformas.

Como punição para o vazamento de dados, a LGPD prevê desde advertência numa primeira infração até multas que podem alcançar os R$ 50 milhões. “A atenção aumenta muito, sobretudo porque multas e punições não só interferem no ativo da empresa como prejudicam sua imagem e reputação no mercado”, alerta Pelissari.

Sobre a Prestes Construtora e Incorporadora

A Prestes Construtora nasceu em 2009, no município de Castro/PR. Atualmente, tem sede em Ponta Grossa. Atua no mercado imobiliário com expertise em empreendimentos e projetos do programa Minha Casa Minha Vida, com obras em Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Guarapuava, Londrina, Cambé, Apucarana e Curitiba. Seu foco está no desenvolvimento de moradia com atributos voltados à qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Com expansão no Paraná, passou a investir em negócios que contemplem o mercado de alto padrão. Em franco crescimento, a Prestes já entregou cerca de 5 mil unidades habitacionais e tem outras 4 mil em execução. A empresa conta com cerca de 1,5 mil colaboradores diretos e cerca de 2 mil indiretos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar