Brasil,

Telemetria garante uso confiável e eficaz de veículos elétricos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Freepik Freepik

Desempenho da bateria em tempo real e localização de estações de carregamento, ainda são um desafio para mobilidade gerenciada, no entanto, há tecnologias especificas que proporcionam segurança

Acessíveis e sustentáveis, os veículos elétricos já são bem aceitos por boa parte da sociedade. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas no país no primeiro semestre de autos e comerciais leves eletrificados (100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in) apresentaram um aumento de 221% comparado ao mesmo período do ano passado.

Mais econômicos em combustível, manutenção e com menos emissão de poluição, até mesmo sonora, os carros elétricos são bastante atrativos. E até passaram a influenciar novas construções imobiliárias, que possuem vagas com tomadas para abastecimento. Mas não é só para uso pessoal que eles têm sido usados, muitas empresas já estão em transição para a opção mais sustentável.

No entanto quando se trata da mobilidade de gerenciamento ainda existem alguns desafios, pois os eletrificados não seguem os padrões de dados telemáticos tradicionais. Daniel Schnaider, CEO da Pointer By PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções telemétricas explica quais devem ser as soluções especificas para um desempenho completo e seguro e como elas devem ser fornecidas de forma correta. No Brasil a empresa, liderada por ele oferece as soluções para carros elétricos dentro de categorias que englobam segurança, proteção e gestão de frotas, portanto, seguem alguns pontos importantes destacados pelo CEO e especialista em tecnologias disruptivas.

Recarga e bateria

- Um dos maiores desafios dos veículos elétricos é a bateria, saber quanto ela vai durar precisamente. Com o mapeamento de todas estações de recargas, mais a precisão de dados que a telemetria fornece da bateria podemos assegurar qual o intervalo de condução entre um ponto de recarga e outro. Dados em tem real também permitem altas taxas de utilização, identificar quais veículos estão sendo carregados ativamente e minimizar o tempo de inatividade daqueles que estão sendo carregados com níveis e cargas insuficientes, otimizando assim todas as operações.

Manutenção da carga

- Para gestores de frotas e para a empresa é muito importante ter a certeza de que cada veículo em serviço esteja em bom estado (neste caso mais especificamente a carga) e que esteja programado para ser recarregado em horários mais eficientes e fora de pico. Além, claro de garantir a segurança dos motoristas que saberão exatamente onde e quando carregar seus veículos. As informações coletadas permitem aos gerentes de frotas a manutenção preventiva, o que garante a logística continua e prolonga a vida útil dos veículos. Além do histórico de onde o veiculo foi carregado, o que também fornece dados valiosos sobre o uso da bateria, desempenho e integridade da carga.

Otimização de frotas

- Para que os carros elétricos tenham uma performance de excelência não basta garantir a manutenção e carga, é preciso integrar motorista ao veículo, otimizar rotas às estações de recarga, calcular melhores horários de parada, entre outras coisas. A Pointer disponibiliza consultores preparados para ajudar as empresas a otimizarem suas frotas dentro deste novo contexto com a coleta e análise de dados que fornecerão percepções de melhores custos de eletricidade, estações, horas recomendadas para carregamento, avaliação do desempenho dos veículos, etc. Bem como, a redução de custos com o diagnóstico do veículo por consumo e saúde da bateria, prevenção de acidentes, redução de furtos e roubos, fraudes e monitoramento da carga em geral.

Ainda, dentro do que a tecnologia dispõe para os veículos elétricos estão aplicativos ou acesso pela internet que proporcionam à empresa ou gestor visão total de sua frota, bem como assistência, caso precisem. Entre as especificações que garantem a segurança e confiabilidade de um percurso a todos envolvidos no processo estão: monitoramento do nível de bateria e status da carga em tempo real; monitoramento da saúde da bateria; monitoramento do consumo de energia; indicação do tempo restante de carga; indicação da distância restante; indicação de localização de estações de carregamento disponíveis, incluindo navegação; horas recomendadas de recarregamento; informações de veículos conectados a carregadores (localização).

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. É jornalista, autor e economista pela universidade Haptuha de Israel e pioneiro do comércio eletrônico e pagamento digital.

Sobre a Pointer By PowerFleet Brasil: A multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil e 600 mil no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar