Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Piloto norte-irlandês Paddy Hopkirk relembra vitória a bordo de um Mini Cooper S no Rally de Monte Carlo de 1964

Piloto norte-irlandês Paddy Hopkirk relembra vitória a bordo de um Mini Cooper S no Rally de Monte Carlo de 1964

O Rally de Monte Carlo de 1964 transformou o Mini clássico em um ícone do automobilismo e o norte-irlandês Paddy Hopkirk no mais ilustre dentre os pilotos de todo o Reino Unido até então. O estilo típico de condução da marca, o “go kart feeling”, continua sendo uma paixão para o piloto, hoje, aos 87 anos. E ele continua a saborear o desafio de estradas sinuosas.

Em 1964, o Rally de Monte Carlo era uma verdadeira aventura para todos os pilotos e o espetáculo foi transmitido ao vivo pela televisão. Foi nessa época que os fabricantes de automóveis de todo o mundo descobriram as competições como o palco perfeito para apresentar seus modelos. Consequentemente, veículos de diferentes classes e desempenho competiam uns contra os outros. “O Mini era um automóvel muito avançado. Sua tração dianteira e o motor transversal na frente apresentavam vantagens significativas, assim como o fato de que o carro era pequeno, já que as estradas tinham muitas curvas e eram estreitas”, explica.

No Rally de Monte Carlo, durante o inverno de 1964, Hopkirk e seu copiloto inglês Harry Liddon partiram de Minsk (Bielorrússia). Naquela época a prova partia de nove distintas cidades europeias simultaneamente. Hopkirk se destacou desde o início e um duelo rapidamente se materializou entre ele e seu Mini Cooper S com o piloto sueco Bo Ljungfeldt e um Ford Falcon do outro lado. Uma etapa deste duelo ocorreu no Col de Turini e se tornou fundamental para o resultado final da competição. No dia anterior, havia ocorrido uma grande nevasca e isso reduziu significativamente a velocidade dos veículos mais potentes e pesados. No entanto, este não foi o caso para o pequeno desafiante.

Na linha de chegada demorou um pouco para que todos os tempos fossem comparados e todos os pontos somados. No entanto, finalmente foi estabelecida a primeira vitória geral alcançada pelo Mini clássico no Rally de Monte Carlo. O MINI clássico se tornou uma lenda do esporte motorizado e Paddy Hopkirk ganhou fama como o piloto de rally mais ilustre do Reino Unido.

O MINI Cooper S continuou a dominar o Rally de Monte Carlo nos anos seguintes. Os companheiros de equipe finlandeses de Hopkirk, Timo Mäkinen e Rauno Aaltonen (que haviam conquistado as posições quatro e sete em 1964), conseguiram levar o Mini Cooper S ao segundo e terceiro lugares na classificação geral em 1965 e 1967, respectivamente. Os fãs do Rally chamaram o trio de “Os Três Mosqueteiros”. Em 2010, todos foram recebidos como os primeiros membros do “Rally Hall of Fame” finlandês.

Em 1967, Hopkirk conquistou o sexto lugar na classificação geral e no ano seguinte foi reconhecido também como um bom esportista e cavalheiro na Maratona Londres-Sydney quando ele e seu copiloto, Tony Nash, pararam o Austin, que estava na liderança, para resgatar uma equipe de seu carro em chamas, resultado de um grave acidente. No início da década de 1970, Paddy Hopkirk aposentou-se do rali profissional e construiu uma carreira importando automóveis para sua terra natal, a Irlanda do Norte, e vendendo acessórios com a marca que leva seu nome. Ele também esteve envolvido no relançamento da marca MINI como consultor do BMW Group. O veterano piloto participa de uma série de atividades honorárias até os dias de hoje.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo