Brasil,

Lontano Transportes reduz custos operacionais com solução de monitoramento de pneus da Continental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

1.000 pneus inteligentes da Continental (iTire) estão rodando na frota da Lontano Transportes

Empresa consome, em média, 4 mil pneus por ano

Antes do monitoramento digital, controle era realizado através da marcação a fogo. Além de burocrático e lento, o processo estava sujeito a muitos erros

Há um ano, a Lontano Transportes iniciou o projeto de implementação, em parceria com a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, do monitoramento digital dos pneus em sua frota de caminhões. Hoje, 1.000 pneus inteligentes iTire (equipados com sensores internos), estão em operação na empresa.

A Lontano atua no mercado de cargas desde 2010 e é especializada no transporte rodoviário de cargas líquidas e secas em todo território nacional, em particular de grãos e fertilizantes. Com idade média de três anos e rastreamento integrado, sua frota é integrada atualmente por mais de 400 conjuntos de caminhões entre bitrens, rodotrens (graneleiros e basculantes) e bitanques. A empresa possui três bases para atendimento aos clientes: Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT) e Sinop (MT).

Instalados na parte interna do pneu, os sensores desenvolvidos pela Continental facilitam a medição da pressão e tornam as ações corretivas mais ágeis e precisas. Com a pressão correta, ele têm sua vida útil prolongada e o consumo de combustível é reduzido, assim como as emissões de CO₂ na atmosfera.

“Utilizamos os pneus da Continental há mais de dez anos. Nossas operações empregam, em sua maioria, veículos pesados com nove eixos. Isso leva o pneu ao limite, exigindo que ele seja capaz de entregar dirigibilidade, segurança e confiabilidade para não comprometer a eficiência da operação”, explica Luiz Gustavo Dall'Agnol, diretor da Lontano Transportes. A empresa consome, em média, 4 mil pneus por ano.

Compõe também a solução digital da Continental Pneus em uso na Lontano o Conti Yard Reader, antena responsável pela leitura automática da pressão e da temperatura dos pneus inteligentes assim que o veículo retorna aos três pátios da transportadora. Esses dados são, então, enviados a um portal on-line – o Conti Connect - no qual é possível, a partir de qualquer computador ou celular, acompanhar e administrar as informações coletadas. O Conti Connect permite, também, a geração de relatórios que apresentam o cenário real de pressão e temperatura de todos os pneus da frota.

Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental, lembra que um dos principais objetivos desta solução digital é colaborar para um menor custo operacional total. “A visão precisa das condições em que os pneus de uma frota estão rodando se reflete diretamente em uma redução desse custo, seja por meio de uma maior economia de combustível pela rodagem sempre com a pressão correta, seja pelo aumento da vida útil dos pneus ou mesmo pela redução no tempo em que os veículos ficam parados para a manutenção”, pondera.

“Hoje, nossos pneus rodam cerca de 400 mil km em vida carcaça. Nosso objetivo com a solução digital da Continental é aumentar em 5% a lucratividade do veículo. Tentamos utilizar sem sucesso no passado outras ferramentas, mas essa se mostrou mais objetiva, eficiente e de fácil utilização. Notamos que desde a sua adoção os motoristas passaram a ficar mais atentos ao desempenho do caminhão, o que nos auxiliou em uma redução de custos não apenas de combustível, mas de peças. O tempo de realização do monitoramento também caiu drasticamente, aumentando a disponibilidade do caminhão. Menos tempo na borracharia e mais tempo na estrada significam maior rentabilidade”, conclui o diretor da Lontano Transportes, que planeja calçar toda a frota da empresa com pneus inteligentes até o final de 2021.

Para conhecer em detalhes a solução de monitoramento digital da Continental visite www.conti.com.br/truck.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2019, a Continental gerou vendas de cerca de € 44,5 bilhões e atualmente emprega mais de 230.000 pessoas em 59 países e mercados.

A Área de Negócios de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes líderes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa área de negócios registrou vendas de € 11,7 bilhões em 2019. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma grande contribuição para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar